Fundação ORMEO JUNQUEIRA BOTELHO
Criada em 1987, a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho é uma entidade cultural mantida pelo Grupo Energisa. Responsável pela gestão de espaços culturais importantes para as manifestações culturais na área de atuação da Empresa, a Fundação tem por objetivo a preservação da memória e do patrimônio da Zona da Mata mineira.

A Fundação desenvolve ainda outros projetos, como publicação de livros, exposições didáticas e realização de espetáculos de dança, música e teatro.
A articulação para a criação do Polo Audiovisual da Zona da Mata, empreendimento de fomento à economia criativa do audiovisual, sediado em Cataguases (MG) realizada pela Fundação permitiu a criação de um espaço promissor dedicado ao audiovisual brasileiro.

São espaços culturais da Fundação Ormeo Junqueira Botelho: o Centro Cultural Humberto Mauro, o Museu Energisa, o Anfiteatro Ivan Müller Botelho, o Memorial Humberto Mauro, localizados em Cataguases (MG); a Casa de Leitura Lya Maria Muller Botelho, em Leopoldina (MG) e a Usina Cultural Energisa, em Nova Friburgo (RJ).

Nesta perspectiva, a ação finalística da Fundação Ormeo Junqueira Botelho é calcada no respeito e na valorização da cultura de nossa região de atuação.