Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Eficiência Energética

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

NOSSA ENERGIA

O projeto Nossa Energia faz parte do Programa de Eficiência Energética, e tem como principal objetivo estimular boas práticas de consumo consciente nas residências e o combate ao desperdício de energia elétrica. O projeto Nossa Energia faz parte do Programa de Eficiência Energética, e tem como principal objetivo estimular boas práticas de consumo consciente nas residências e o combate ao desperdício de energia elétrica, principalmente, em comunidades de baixa renda. O projeto é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e é desenvolvido há dez no Grupo Energisa.  

A iniciativa promove o cadastro de clientes na Tarifa Social de Energia, realiza a substituição de refrigeradores antigos por aparelhos eficientes com Selo Procel de Economia de Energia, substitui lâmpadas antigas por tecnologia de LED e também reforma ou regulariza o padrão de entrada dos clientes. Além disso, por meio da Unidade Móvel Educacional, realiza palestras educacionais e eventos culturais como meio de conscientizar as pessoas para uma mudança de hábito. 


Confira os videos: 

Energisa | Nossa Energia - Patos - YouTube 

Energisa | Nossa Energia - Campina Grande - YouTube 

Energisa | Projeto Nossa Energia - YouTube 

Energisa | Nossa Energia - Engenho Velho - YouTube 

Energisa | Nossa Energia - Alto do Mateus - YouTube 

Nossa Energia - Escola Municipal Flamboyant - YouTube 

Nossa Energia - Laís Vieira - Tarifa Social - YouTube 

Nossa Energia - Daiane Menezes_troca de geladeira - YouTube 


ESPAÇO ENERGISA

O Espaço Energia é uma área de exposição permanente, lúdica interativa e tecnológica, no qual tem o objetivo de conscientizar seus visitantes ao uso eficiente de energia elétrica e passar o conhecimento sobre os princípios da eletricidade. O local conta com protótipos, maquetes virtuais, sala de vídeo e cinema 3D, sala de recreação, exposição de obras de artistas locais e um espaço que faz o contraponto de uma residência antiga e outra atual, para efeitos comparativos de consumo e de tecnologia. O foco está em educadores e alunos do ensino médio e fundamental. 

O Espaço é parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e está presente na Energisa Paraíba e Energisa Mato Grosso do Sul. De 2017 a 2019 os espaços receberam mais de 100 mil visitantes. Para 2022 está previsto a Inauguração de mais três Espaços, sendo as cidades contempladas Cuiabá, Aracaju e Bragança Paulista. 


Projetos com resíduos de podas (Projeto Piloto) 

Os Projetos Pilotos fazem parte da tipologia de projetos especiais da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). São projetos promissores, inéditos ou inovadores, incluindo o pioneirismo na eficiência energética e que têm potencial de ampliação de suas escalas de execuções. No Grupo Energisa, existem dois projetos piloto sendo conduzidos pela Energisa Sul Sudeste. O Projeto Piloto de Poda, iniciativa que visa o aproveitamento dos resíduos da poda de árvores e de resíduos orgânicos para a transformação de adubo orgânico. Em 19 meses de execução, o projeto beneficiou mais de 60 famílias do Programa Agricultura Familiar, produzindo mais de 1.716 toneladas de adubo. A meta do projeto é a produção de 2.160 toneladas de adubo.  

Em fase de iniciação, outro o projeto piloto é o de Transformação dos Resíduos de Poda por Caldeira de Biomassa. O projeto tem como objetivo o aproveitamento dos resíduos de poda urbana de árvores, transformando-os em energia elétrica a queima da biomassa de madeira, além de traçar um destino ambientalmente adequado para os resíduos gerados e a diminuição do lixo urbano produzido na cidade. A meta é de gerar 362 MWh/ano por meio da queima desse resíduo de poda. 


Demais projetos de Eficiência Energética 

Os Projetos de Eficiência Energética são iniciativas com o foco no uso consciente de energia elétrica. Os projetos implantados, geram benefícios para milhares de pessoas, sejam eles em iluminação pública, prédios públicos, instituições filantrópicas, hospitais e universidades. Os Projetos de Eficiência Energética do Grupo Energisa, são aprovados e regulamentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e têm como objetivo promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia por meio da melhoria e modernização de equipamentos e processos dos clientes, trazendo benefícios para toda a sociedade. 

O Grupo Energisa investiu em 2020 cerca de R$ 60 milhões em Projetos de Eficiência Energética (PEE) nos 11 estados que atua com distribuição de energia. Foram 82 projetos que envolveram, como por exemplo, troca de lâmpadas ineficientes de vapor de sódio e mercúrio para luminárias de LED em pontos de iluminação pública, substituição de equipamentos condicionadores de ar, luminárias e a instalação de painéis fotovoltaicos para geração de energia solar em prédios públicos, instituições filantrópicas, hospitais e universidades.  

Por meio da Chamada Pública de Projetos, realizada anualmente pela Energisa, prefeituras, empresas, clientes residenciais, comerciais e rurais, podem apresentar iniciativas com foco na conscientização e no uso eficiente de energia elétrica.  

Confira os vídeos:

VT- Projetos de IP ESS: https://we.tl/t-cJA9KRuypN 

Energisa | Investimento em iluminação pública na Avenida das Torres, Cuiabá (MT) - YouTube 

Energisa Acre inaugura novo sistema de iluminação pública em Cruzeiro do Sul - YouTube 

Programa de Eficiência Energética Rondônia - YouTube 

Energisa Mato Grosso renova iluminação pública de Poconé - YouTube 

Nova Brasilândia l Programa de Eficiência Energética - YouTube 

Alvorada Doeste l Programa de Eficiência Energética - YouTube 

Energisa | Projeto de Energia Fotovoltaica - YouTube 


Audiência Pública e Chamada Pública 

 O objetivo da Chamada Pública do Programa de Eficiência Energética é prospectar projetos inovadores que visam o desenvolvimento de medidas que promovam o uso eficiente de energia elétrica.  Anualmente, o Grupo Energisa abre inscrições para clientes enviarem propostas de projetos inovadores e sustentáveis que melhoram a qualidade de vida das pessoas e trazem benefícios para toda a comunidade. Para o próximo ano, mais de R$ 26 milhões serão investidos em projetos aprovados por meio da Chamada Pública. As propostas deverão ser elaboradas com base em diagnósticos realizados na própria unidade do cliente que deseja ser contemplado. Os editais com as tipologias elegíveis e com as regras estão disponíveis abaixo nessa página e em: energisa.gestãocpp.com.br. 

Já a Audiência Púbica é a divulgação dos resultados dos projetos de Eficiência Energética realizados pela empresa e o momento de apresentar aos clientes interessados ao tema o Programa e as perspectivas para o próximo ciclo.  

EDITAIS:

Apresentamos a seguir os EDITAIS das Chamadas e Audiências Públicas das distribuidoras do Grupo Energisa em 2021:


​Data
​UF
​Descrição
​Download
​24 de Agosto/2021
​AC
​Chamada Públida de PEE
PDF
​24 de Agosto/2021
​MG
​Chamada Pública de PEE
PDF
​24 de Agosto/2021
​MS
​Chamada Pública de PEE
PDF
​24 de Agosto/2021
​MT
​Chamada Pública de PEE
PDF
​24 de Agosto/2021
​NF
​Chamada Pública de PEE
PDF
​24 de Agosto/2021
​PB
​Chamada Pública de PEE
PDF
​24 de Agosto/2021
​RO
​Chamada Pública de PEE
PDF
​24 de Agosto/2021
​SE
​Chamada Pública de PEE
PDF
​24 de Agosto/2021
​TO
​Chamada Pública de PEE
PDF
26 de Março/2021​
​AC
Chamada Pública de PEE​ PDF
26 de Março/2021​
​BO
​Chamada Pública de PEE
PDF
26 de Março/2021​
​MG
Chamada Pública de PEE​ PDF​
​26 de Março/2021
​MS
Chamada Pública de PEE​ PDF
26 de Março/2021​
​MT
Chamada Pública de PEE​ PDF
26 de Março/2021​
​NF
Chamada Pública de PEE​ PDF
​26 de Março/2021
​PB
​Chamada Pública de PEE
PDF
26 de Março/2021​
​RO
Chamada Pública de PEE​ PDF
26 de Março/2021​
SE​​Chamada Pública de PEE
PDF
26 de Março/2021​
SS​Chamada Pública de PEE​PDF
​26 de Março/2021
TO
​Chamada Pública de PEE
PDF