Instituto Energisa

Nos aproximamos da sociedade por meio de ações culturais e da manifestação dos valores regionais  

Desde 2022, somos uma organização sem fins lucrativos, mantida pelo Grupo Energisa. Nosso propósito é fortalecer as potências locais e promover a troca de conhecimento inter-regional, valorizando e integrando os diferentes sotaques que compõem a rede de localidades atendidas pela mantenedora. Com foco no apoio sistemático à cultura regional, fazemos gestão e curadoria de centros culturais nas cidades de Cataguases (MG), Nova Friburgo (RJ) e João Pessoa (PB).  

Mensagem do presidente André Theobald

Uma das principais forças do Grupo Energisa é a sua capilaridade. A empresa atua em todas as regiões do país e um dos nossos diferenciais é a presença em cidades do interior, com uma forte estratégia de investimentos para desenvolvimento socioeconômico desses territórios. A companhia entende que trabalhar e valorizar essa diversidade regional é um dos pilares para o crescimento do negócio e a perenidade da empresa, consciência que existe desde o início de sua atuação enquanto negócio, há 119 anos.  

E, nesse cenário, entra o Instituto com adoção de uma abordagem de programações e produção cultural, que impulsionam economia criativa, inclusão social, educação ambiental e geração de renda.

Criado em 2022, o Instituto apoiou projetos culturais em dez estados (Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Sergipe, Tocantins, Rondônia, Acre e São Paulo) e os investimentos da mantenedora ultrapassam a marca de 22 milhões.

Missão

Nossa missão é alavancar as potências dos territórios brasileiros de atuação do Grupo Energisa, através da inclusão social e produtiva, com iniciativas educacionais, culturais, sociais e esportivas.

Visão

Até 2030 queremos ser reconhecido pelas comunidades e parceiros como um dos principais promotores de desenvolvimento local, seja com ações próprias ou através de parcerias.

Valores

Respeito, colaboração, empatia, conhecimento, acolhimento, honestidade e transparência

Rio Pomba Valley abre inscrições para Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas 

Com início para o dia 16 de setembro de 2024, o programa ofertará 40 vagas de forma presencial e no horário noturno para o Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. O curso será ministrado no SENAI de Cataguases, com carga horária de 1.200h, totalizando 1 ano e meio de duração. Para se inscrever é só clicar no link abaixo. 
 

RPV

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO ATÉ O DIA 21/07 
 

 

Espaços e Programação Cultural

Usina Cultural Energisa  

Localização: João Pessoa, PB

Confira a programação

Usina Cultural Nova Friburgo
Localização: Nova Friburgo, RJ

Confira a programação

Centro Cultural Humberto Mauro (CCHM)
Localização: Cataguases, MG

Confira a programação

Anfiteatro Ivan Muller Botelho
Localização: Cataguases, MG

Confira a programação

Nosso Relatório 2023



 CLIQUE AQUI E BOA LEITURA!

 

Conheça nossos parceiros