Mobilidade Social

Inclusão social pela educação e trabalho

Rio Pomba Valley

Desenvolvido e realizado pelo Instituto Energisa, com a parceria pedagógica da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), o projeto Rio Pomba Valley tem o objetivo de criar um ecossistema de tecnologia na região da Zona da Mata, em Minas Gerais. A iniciativa está sediada na cidade de Cataguases, além de algumas cidades vizinhas.

Nosso propósito é fomentar espaços de conexões, networking e desenvolvimento profissional, proporcionando interação para a criação de negócios, empregos e oportunidades na Zona da Mata.

Leia mais no Blog Juntos

Geração Energia, Escola de Eletricistas e Escola de TI 

Um dos nossos objetivos é impulsionar, nos territórios onde estamos, uma agenda de geração de oportunidades através da qualificação para o trabalho, em especial nos setores de inovação, tecnologia e economia criativa.

Em nosso programa de qualificação para o mercado, temos especial atenção para o aumento de mulheres em carreiras técnicas no Grupo e para o desenvolvimento de uma metodologia de apuração de percepção junto aos nossos colaboradores, que irá apoiar a tomada de decisão em uma cultura mais inclusiva. 

Valorização Regional

Cultura e Economia Criativa

Uma das frentes mais importantes de valorização regional é o Programa Energisa Cultural. Com o programa, estruturamos ações de fortalecimento das potências locais através de apoios a projetos que incrementam a economia criativa, através de ações formativas e de geração de trabalho e renda. O Polo Audiovisual da Zona da Mata e o apoio continuado a festivais realizados em cidades do interior do país, são exemplos de aposta da nossa política de patrocínios aos setores econômicos vinculados aos segmentos criativos.

Saiba mais sobre o Programa Energisa Cultural

Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável

Estimular o empreendedorismo em pequenos negócios de base comunitária através de ações de qualificação e incentivo voltadas ao setor de turismo é o objetivo do projeto Energia para Crescer realizado no estado do Tocantins.

Com iniciativas de apoio ao artesanato sustentável, as festas da colheita do capim dourado e  da rapadura, além do desenvolvimento de produtos e serviços locais visando a melhoria do acesso ao mercado do turismo, o projeto atua para estimular a inclusão produtiva no território do Jalapão.

Outro projeto é o Aliança Reflorestar para a Amazônia, que integra um consórcio de instituições reunidas com o propósito de proteger e restaurar a floresta amazônica. O projeto, realizado na comunidade indígena Nova Esperança do povo Yawanawá, propõe a restauração da paisagem local por meio da técnica de sistemas agroflorestais (SAFs). Este modelo de restauração, sustentado ao longo de gerações, permite a manutenção da biodiversidade, a segurança alimentar da comunidade, a preservação do patrimônio genético da flora amazônica e a articulação dos povos da floresta.