Energisa Juntos

Dia do eletricista: mulheres crescem na profissão e renovam setor elétrico

Investimentos em formação técnica voltada para mulheres impulsionam a diversidade e trazem novos rostos para o setor

Publicada em:

 Categoria:

 Comunidade

 Região: 

Região: 

Brasil

No Brasil, o dia 17 de outubro é dedicado a reconhecer a importância dos eletricistas, profissionais que garantem o acesso à energia, transformando-a em conforto e desenvolvimento. Este ano, a Energisa aproveita a ocasião para celebrar seus avanços na inclusão de mulheres e na formação de novos talentos.

O setor elétrico brasileiro hoje emprega mais de 129 mil pessoas com carteira assinada. A Energisa tem trabalhado para promover a diversidade e a inclusão, oferecendo cursos de formação em parceria com o Senai com turmas exclusivas para mulheres e, também, para pessoas com deficiência.

Edna Silva Sousa Santiago é uma das mulheres que souberam aproveitar essa oportunidade para mudar os rumos da sua carreira. Ela trabalhava no setor de turismo quando realizou os cursos de Operadora de Usina Elétrica e Eletrotécnica em 2022, e se apaixonou pela área. Desde 2023, ela atua como eletricista de distribuição pela Energisa Tocantins e compartilha o orgulho de atuar em uma área ainda predominantemente masculina:

Ser mulher no setor elétrico é uma honra e um sonho realizado", afirma Edna.

A profissão pode ser fisicamente demandante, exigindo precisão técnica e compromisso constante com a segurança, mas que é recompensada no dia a dia pelo trabalho em equipe e pela solidariedade entre os eletricistas.

Às vezes, mesmo algum serviço mais pesado é superado com a ajuda de outros colegas eletricistas. Trabalhando em equipe, superamos todos os obstáculos, além de garantir a segurança na execução da atividade”, complementa Edna.

Edna Silva Sousa Santiago, eletricista de distribuição da Energisa Tocantins


No Mato Grosso, a Energisa também tem investido fortemente na formação de eletricistas, especialmente em regiões com alta demanda por mão de obra qualificada. Em 2024, mais de mil eletricistas foram contratados pela empresa, com grande parte deles sendo treinados por meio de cursos oferecidos em parceria com o Senai.

Nesse modelo, primeiro a Energisa contrata o funcionário como auxiliar de eletricista. Já atuando na área, ele recebe para poder estudar nos cursos de formação técnica e de segurança, sendo capacitado para atuar no mercado de maneira plena.

Esse esforço, tanto na formação quanto na contratação, tem permitido que a empresa atenda à crescente demanda e continue inovando na área de serviços elétricos, ao mesmo tempo em que promove inclusão e diversidade.

Já conseguimos avanços expressivos nos diversos cargos e áreas. Hoje, temos uma diversidade de gênero em todas as áreas, inclusive na operacional e de atividades de campo”, comemora Silvana Carvalho, Business Partner de RH da Energisa Tocantins.

Com o setor elétrico em plena expansão, a Energisa está sempre em busca de novos talentos. A empresa está com vagas abertas para eletricistas em todo o Brasil, com oportunidades que incluem formação técnica e segurança oferecidas pela própria empresa. Além da remuneração, os profissionais contratados também recebem benefícios que incluem plano de saúde e odontológico, participação nos lucros da empresa, vale-transporte, vale-alimentação, Gympass, entre outros. Os interessados podem acessar o site https://grupoenergisa.gupy.io/ para obter mais informações e acompanhar as vagas disponíveis.

diversidade, Capacitação, mulheres

Compartilhe essa notícia