Energisa Juntos

Espaço Energia: um ano levando a luz do conhecimento de forma divertida e interativa

Centro de educação e cultura mantido pela Energisa em Sergipe apresenta conhecimentos sobre a energia elétrica de forma lúdica e inventiva

Publicada em: 02/04/2024

 Categoria:

 Comunidade

 Região: 

Região: 

Sergipe

A ciência é fascinante! Saber por que o vento sopra, como a Terra gira em torno do Sol e como acontece a geração de energia elétrica são questões que aguçam a curiosidade, especialmente das crianças. No entanto, é fundamental que o conhecimento científico seja comunicado com uma linguagem divertida e acessível. É justamente esta a ideia por trás do  Espaço Energia em Aracaju (SE).

Inaugurado em janeiro de 2023, no bairro Farolândia, o espaço conta com diversas experiências sensoriais e interativas que levam o público a entender como funcionam a geração, transmissão e distribuição de eletricidade, além de passar orientações de segurança e uso eficiente da energia.

A Energisa investiu no espaço cerca de R$ 10 milhões, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Nesse primeiro ano, foram recebidos mais de 7.000 alunos e professores de escolas públicas e privadas, além de público geral que também pode visitar o espaço mediante agendamento prévio

Por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação, o Espaço Energia também oferece capacitação a estudantes e educadores sobre a utilização responsável e sustentável da eletricidade. Os docentes interessados podem participar de um curso e marcar uma ida ao local, que já é popularmente conhecido como “museu da energia”.

Pedro Lins, gestor do Espaço Energia e especialista em eficiência energética, faz parte desse grande projeto desde a sua construção. Com toda a experiência de quem viu o terreno vazio virar um enorme polo de conhecimento, Pedro conta como essa parceria com as escolas funciona:

Firmamos para 2023 e 2024 um convênio com a Secretaria de Educação de Sergipe. Fazemos um treinamento online com os professores que depois visitam o Espaço Energia para completar o conhecimento. Outro convênio, com a Fenem/SE, leva os mesmos benefícios para a rede de ensino particular. Numa segunda etapa, os professores apresentam o conteúdo em sala de aula e levam os alunos para o Espaço Energia, conectando o conhecimento específico da energia elétrica com temas fundamentais como a sustentabilidade”, conta Pedro.

Nesse grande museu relacional, é possível encontrar uma enorme variedade de atrações, como o domo planetário de 180º graus, uma sala de projeção que conta a teoria do Big Bang, um painel interativo para saber o consumo de cada aparelho e eletrodoméstico de uma casa, além de um ambiente com projeção mapeada onde uma aula de história e geografia de Sergipe se misturam com a história da Energisa e da energia elétrica.

Outro destaque é o “túnel das atenções”. É ali que o Espaço apresenta as principais orientações para evitar acidentes com a rede elétrica, incluindo um divertido quiz interativo. Depois disso tudo, não se deve perder a parte preferida das crianças: o cinema 7D. Em uma experiência com realidade virtual e cadeiras em movimento, conhecemos os caminhos da energia elétrica, de como uma gota de água se transforma em energia até chegar às nossas casas.

No terraço do prédio, é possível conferir o girassol solar, um módulo acoplado a uma máquina capaz de seguir a movimentação do sol, simulando o movimento dos girassóis. 

Nosso smart flower é o único dos seis existentes no Brasil que fica no alto de um edifício. Ele rastreia o movimento do sol de leste a oeste, garantindo uma captação de luz muito maior durante todo o dia. É a parte da visita preferida dos adultos, virou um hit em nossas postagens”, explica Pedro.

Para completar, encontramos outras formas de geração de energia como o aerogerador – uma miniturbina eólica que converte a força do vento em energia elétrica – e o painel fotovoltaico policristalino – instalado na fachada do edifício para captar o máximo de luz solar. Todos esses sistemas estão interligados e não são apenas para demonstração: eles funcionam juntos e geram a energia consumida no prédio por meio de fontes renováveis.

Toda essa enorme experiência que as pessoas vivenciam aqui dentro é de suma importância para a transmissão de conhecimento para a população em geral, desde crianças até universidades e a comunidade. Enfim, para todos que desejam conhecer mais sobre o uso seguro e eficiente da energia. É um espaço que se tornou importante para a Sergipe, um polo de aprendizagem que vem trazendo pessoas de toda a cidade e até mesmo de outros estados para nos visitar”, finalizou Pedro.

Serviço:

Espaço Energia

  • Endereço: Praça Theodorico do Prado Montes – Farolândia – Aracaju/SE
  • Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30; sábados, das 13h30 às 17h30.
  • Telefone: (79) 3085-9668
  • Devido à necessidade de visita guiada, é necessário o agendamento prévio por telefone.
  • Entrada gratuita.

Educação, centro cultural, Eficiência Energérica

Compartilhe essa notícia