Energisa Juntos

Estudante de Mato Grosso do Sul supera 260 mil alunos e vence a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024

Premiação aconteceu nesta segunda-feira (2), na sede da Energisa Mato Grosso do Sul , com homenagens aos participantes e apoiadores do projeto

Publicada em:

 Categoria:

 Comunidade

 Região: 

Região: 

Mato Grosso do Sul

Malu Araújo Azevedo, de 14 anos, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, foi premiada como grande vencedora da edição 2024 da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). Representando Mato Grosso do Sul, Malu recebeu a medalha após superar mais de 260 mil participantes de todo o Brasil.

A ONEE é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) com o objetivo de incentivar o consumo consciente de energia elétrica entre alunos do 8º e 9º anos das redes pública e particular de ensino. Organizada pelo Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), a competição contou com o apoio de mais de 40 distribuidoras de energia em todo o país, incluindo a Energisa Mato Grosso do Sul.

Malu, estudante de escola pública, conheceu a Olimpíada em 2023, durante uma palestra promovida pela Energisa na Escola Municipal Professora Iracema de Souza Mendonça. Foi seu professor de física, Lennon Malta, quem inscreveu os alunos na competição. Segundo Malu, o material fornecido pela organização foi essencial para sua preparação.

A ANEEL disponibilizou um curso online gratuito e um simpósio com materiais de excelente qualidade. Eles foram a base dos meus estudos”, contou.

A competição foi realizada em duas etapas: a primeira, em formato de games interativos; e a segunda, com provas objetivas. Na fase nacional, em Brasília, os desafios incluíram jogos de tabuleiro, perguntas discursivas e até atividades com óculos de realidade virtual.

Foi a primeira oportunidade que tive de sair do Mato Grosso do Sul e conhecer o Distrito Federal. Só isso já foi muito para mim. Sobre a competição, o desafio com realidade virtual foi o mais incrível! Precisávamos tomar decisões eficientes dentro de uma casa simulada. Foi uma experiência muito tecnológica e inovadora”, destacou Malu.

“O importante é competir”, diz o lema de um dos criadores das Olimpíadas modernas, o Barão de Coubertin. Para todos os competidores, ficam para sempre o conhecimento adquirido e a experiência de participar de um encontro nacional desse porte. Mas  além desse aprendizado, a vitória trouxe um sentimento de realização pessoal para Malu:

Foi uma sensação indescritível! Ver meu esforço recompensado me deixou muito orgulhosa. Ser anunciada como campeã nacional em uma live teve um impacto muito maior do que apenas ler o resultado em um site", afirmou.

Educação e sustentabilidade em foco

O diretor-presidente da Energisa Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto Santos, destacou com entusiasmo o desempenho do estado no concurso, ressaltando a importância do resultado:

Estou muito feliz porque participaram deste processo mais de 260 mil crianças, sendo que mais de duas mil são de Mato Grosso do Sul, de escolas públicas e privadas, e a primeira colocada é daqui. O resultado põe Mato Grosso do Sul no lugar que merece. Somos um dos estados que mais crescem no país e o ensino está fazendo a parte dele”, afirmou.

Para o Secretário Municipal de Educação de Campo Grande, Lucas Bitencourt, a premiação reflete o esforço coletivo das escolas em integrar temas como energia limpa ao currículo escolar.

O projeto fala sobre energia limpa e nossa aluna contextualizou isso com o currículo e com as disciplinas. Esse prêmio também reconhece o belíssimo trabalho dos professores, da equipe pedagógica, da direção, em trazer para esse aluno um ser crítico pensante na sociedade”, destacou.

Planos futuros

Malu também compartilhou como a ONEE influenciou seus planos para o futuro. Ela revelou que pretende fazer um curso técnico em eletrotécnica no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, com o sonho de ingressar na engenharia elétrica ou aeronáutica.

Sempre gostei de ciência e matemática, mas a Olimpíada me deu ainda mais motivação para seguir em busca desse sonho. Quero muito me tornar uma cientista”, concluiu.

O pai de Malu, Regis Azevedo, não escondeu o orgulho com a premiação da filha. E relatou que a participação da filha na ONEE 2024 já mudou hábitos dentro de casa.

Ela aprendeu e, agora, tem nos cobrado a não ficar gastando energia à toa, como deixar luz acessa sem necessidade ou abrir a geladeira, como o irmão menor faz, e ficar olhando o que tem dentro”, contou.

A vitória de Malu Araújo coloca Mato Grosso do Sul em destaque nacional e reforça a importância de iniciativas como a ONEE na promoção da sustentabilidade e da educação de qualidade. Formar pensadores e cientistas é fundamental para o crescimento do país. Ensinar crianças e adolescentes sobre consumo responsável, energia limpa e novos hábitos em relação ao meio ambiente, é algo que transforma o futuro e traz mudanças no presente: os participantes da ONEE voltam para casa compartilhando novos saberes com suas famílias.

Eficiência Energética, ONEE, Premiação

Compartilhe essa notícia