Inclusão e oportunidade: colaborador PcD traz história inspiradora
No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, conheça a trajetória de Maikon, que encontrou na Energisa um ambiente acessível e acolhedor para o seu desenvolvimento profissional
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, é um marco importante na conscientização sobre os direitos, inclusão e luta contra o preconceito. Mais do que uma data comemorativa, esse dia nos lembra da importância de ações concretas para garantir a acessibilidade, equidade e oportunidade para todos. Neste dia, destacamos a história de um colaborador que tem trilhado uma história de crescimento na Energisa e inspira todos à sua volta.
Maikon Douglas é hoje administrador do Centro Integrado de Operações (COI) da Energisa Mato Grosso, onde ele recebe as ordens de serviço e precisa calcular prioridades e prazos para deslocar as equipes de campo para os atendimentos. Um trabalho que requer atenção, responsabilidade e conhecimento sobre as necessidades do cliente.
Maikon sofreu um acidente de moto em 2012 e perdeu a perna esquerda. Ele entrou para a Energisa em 2022, em uma chamada para contratação de profissionais PcD. Com experiência anterior trabalhando em um call center, Maikon começou na Energisa também exercendo essa função, mas não demorou para avançar na carreira, chegando a outros postos de trabalho.
O que eu percebi desde o primeiro dia aqui, é que o tratamento dado ao funcionário PcD é diferente das minhas experiências anteriores. Temos espaço para crescer na empresa, somos incentivados a isso – claro, é preciso mostrar trabalho e ter vontade de avançar na carreira. Ser tratado como um igual, sem preconceitos e com os cuidados que cada um necessita, é muito gratificante”, contou Maikon.
A Energisa possui diversas vagas abertas para contratação preferencial ou exclusiva para profissionais PcD em todo o Brasil, sobretudo nas áreas administrativa, comercial e de tecnologia. As inscrições podem ser feitas pelo site grupoenergisa.gupy.io. Além de promover a inclusão por meio de oportunidades de emprego, a empresa promove uma cultura de respeito à diversidade, com o cuidado de garantir que as instalações corporativas sejam adaptadas a receber cada colaborador, independente de limitações físicas ou sensoriais.
Outra coisa importante é que o ambiente de trabalho é 100% preparado para a acessibilidade. Posso me deslocar livremente desde a calçada da rua em frente ao prédio até o meu posto de trabalho e outros departamentos da empresa. Outro dia, tivemos a entrada de uma nova colega na empresa que necessitava de um posto de trabalho mais baixo, com mesa e cadeira adequadas à sua estatura. A empresa não só providenciou como também reformou o banheiro, adaptando o ambiente para ela. Isso é algo especial”, lembra Maikon.
Maikon também joga em um time de basquete em cadeira de rodas chamado Cuiabrasa. Mês que vem, a equipe viaja para participar de um campeonato nacional em Niterói.
No basquete em cadeira de rodas, eu achei um lugar para me exercitar e me divertir. É um esporte intenso. Tem que correr, virar, frear, marcar, atacar. E eu era uma pessoa mais sedentária, não fazia exercício físico nenhum. Com o basquete, mudei meu condicionamento físico, ganhei mais fôlego e resistência”, comemora Maikon.
O basquete em cadeiras de roda é uma das mais antigas modalidades paralímpicas. Nas últimas Paralimpíadas de Paris 2024, o Brasil infelizmente não se classificou. No entanto, no geral, o país teve sua melhor colocação no quadro de medalhas, ficando em quinto lugar. O resultado é fruto de um trabalho continuado e um investimento sólido em atletas PcD.
No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Grupo Energisa reafirma seu compromisso com a inclusão e a valorização de cada colaborador, acreditando que, juntos, podemos construir um futuro mais justo e acessível para todos.
Compartilhe essa notícia