Energisa Juntos

Meu Primeiro Site: jovens de Cataguases participam da segunda formatura do programa da Energisa em parceria com a Junior Achievement

Iniciativa completa 15 anos fortalecendo o desenvolvimento da Zona da Mata Mineira, além de promover a transformação tecnológica da região

Publicada em:

 Categoria:

 Comunidade

 Região: 

Região: 

Minas Gerais

O Anfiteatro Ivan Muller Botelho, em Cataguases, foi palco de um momento emocionante de mais um feito do Rio Pomba Valley: no dia 5 de dezembro, foi realizada a formatura da segunda turma do programa Meu Primeiro Site em 2024. A iniciativa, fruto da parceria de longa data entre a Energisa, Instituto Energisa e a Junior Achievement, reforçou o compromisso das instituições em abrir portas para o mercado de trabalho e impulsionar a inovação tecnológica na Zona da Mata mineira.

A turma de 2024 foi composta por 118 alunos de cinco escolas públicas de ensino médio de Cataguases: Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto, Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto, Escola Estadual Marieta Soares Teixeira, Escola Estadual Professor Clóvis Salgado e Escola Estadual Professor Quaresma. Com 20 horas de formação focadas em hard skills (habilidades técnicas) e soft skills (habilidades interpessoais), os alunos mergulharam no universo da programação e do design digital.

A missão principal? Desenvolver um site do zero, relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para isso, os jovens contaram com o apoio de 20 voluntários da Energisa, como Kennedy Silva, colaborador da empresa que se dedicou a guiar os participantes durante o programa.

O que eu mais gostei foi o poder de transformação que esse programa trouxe. Esses jovens tiveram a chance de aprender a desenvolver um site do zero, algo que parecia impossível no início, mas que, no final, era completamente possível de se conquistar, comentou Kennedy.

Time de funcionários da Energisa que são voluntários do programa Meu Primeiro Site


Ao final do curso, os alunos apresentaram seus sites para uma banca composta por jurados voluntários de diversas empresas e instituições da região como o Sicoob Coopemata e a rede de ensino Doctum. Como incentivo pela dedicação e talento, os primeiros colocados de cada escola receberam notebooks como prêmio, incentivando a darem o próximo passo em suas jornadas digitais.

Entre os vencedores, Maria Julia Pina, do Colégio Francisco Inácio Peixoto, e Kaio Oliveira, da Escola Manoel Inácio Peixoto, brilharam com suas criações e apresentações.

Eu nunca imaginei que conseguiria criar um site do zero. Esse programa me deu confiança e abriu minha mente para as possibilidades na área de TI. Com certeza, pretendo seguir nessa área!”, disse Maria Julia, com brilho nos olhos.

Kaio também compartilhou sua experiência:

No começo foi difícil, mas com a ajuda dos instrutores e muita dedicação, consegui. Ganhar o primeiro lugar foi uma grande surpresa. Agora, eu quero continuar nessa área, quem sabe até cursar uma faculdade de TI.”

Maria Júlia, aluna da Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto, recebendo o prêmio de primeiro lugar entre os alunos de sua escola pelas mãos de Eduardo Mantovani, diretor presidente da Energisa Minas Rio


Parceria que transforma vidas

Além de habilidades técnicas a parceria entre a Energisa e a Junior Achievement tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de habilidades pessoais essenciais para o futuro. Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio, destacou a importância dessa iniciativa:

Para a Energisa, é uma honra contribuir com a formação desses jovens. Eles são o futuro da tecnologia e do empreendedorismo, e ver o brilho no olhar deles após o curso é a maior recompensa. A nossa missão vai além da distribuição de energia; queremos também iluminar o caminho para um futuro profissional de sucesso.

A presença constante de voluntários como Kennedy também é um pilar fundamental para o sucesso do programa, permitindo que os alunos recebam não apenas conhecimento técnico, mas também exemplos de vida e carreira. Para Kennedy, a chance de ser instrutor voluntário tem um valor pessoal significativo.

Eu fui ajudado no meu começo, e hoje é gratificante poder ajudar esses jovens. É uma troca de saberes, e o que vejo é uma nova geração de profissionais que tem tudo para brilhar na área de tecnologia.

Um futuro digital no Rio Pomba Valley

Jonatan Filipe, diretor executivo da Junior Achievement, ressaltou que o impacto do programa vai além da sala de aula: 

Este curso não é apenas uma introdução à tecnologia, mas uma forma de impulsionar o Rio Pomba Valley, um polo que está crescendo na área de TI. Muitos desses jovens poderão ter uma carreira profissional sem precisar sair da região.

O exemplo de Maria Julia e Kaio, que já pensam em seguir na área de tecnologia e até mesmo entrar para o Rio Pomba Valley, reflete o potencial transformador do programa Meu Primeiro Site.

Eduardo Mantovani recebendo homenagem pelas mãos de Jonatan Filipe, diretor executivo da Junior Achievement

Cataguases, formação, Inovação, Rio Pomba Valley

Compartilhe essa notícia