Energisa Juntos

Nossa Energia 2023: a nave do conhecimento chega até você!

Caminhão da Energisa percorre várias cidades do país para promover o uso eficiente da energia elétrica com programa de troca de lâmpadas e geladeiras, além de atrações culturais e educativas em um moderno laboratório

Publicada em: 22/03/2023

 Categoria:

 Comunidade

 Região: 

Região: 

Brasil

A Energisa está presente em todo o Brasil. E não estamos falando somente da energia elétrica que chega em sua residência. A distribuidora também percorre quilômetros de estradas para levar a cada cantinho do país mais conhecimento, eficiência energética e ações sociais. É tudo isso que o projeto Nossa Energia realiza com seu caminhão interativo em todas as unidades do Grupo Energisa.

Agora imagine uma espécie de nave espacial que aporta na sua cidade, com luzes, experimentos científicos e telas de LED de alta definição. Isso não é ficção científica, é a nave que o Nossa Energia leva a muitos municípios do interior do Brasil. Se você encontrar o caminhão da Energisa na sua cidade, saiba que ali funciona um ponto de encontro e trocas sobre essa enorme malha energética que conecta o nosso país.

Dentro desse caminhão, chamado de Unidade Móvel Eficiente, você encontra um laboratório onde pode realizar experimentos, assistir aos vídeos educativos, além de jogos que ensinam brincando sobre assuntos importantes, desde como evitar acidentes com a rede elétrica à economia de energia em casa. 

– O veículo é equipado com aparelhos modernos, de alta tecnologia e proporciona experiências sobre conceitos físicos e de eletricidade, com muita interatividade. Globo de plasma, bobina de Tesla e a tela multitoque com jogos recreativos sobre eficiência energética são algumas das atrações – explica o especialista de Eficiência Energética da Energisa em Sergipe, Pedro Lins.

Com a missão de contribuir com a luta pela eficiência energética, indo contra o desperdício de energia, por meio de boas práticas de consumo, o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética, realizado pela Energisa e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O projeto engloba uma série de ações sociais. Um exemplo é a troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e eficientes. Essa troca é possível para quem é beneficiado com o Programa de Tarifa Social de Energia Elétrica, um projeto social que possibilita descontos de até 65% na conta de luz das famílias de baixa renda. Saiba mais sobre a Tarifa Social e tire dúvidas de como se cadastrar.

Para se ter uma ideia do que essa nave da Energisa é capaz, podemos pegar os números de 2022 da realização do projeto em todas as distribuidoras do Grupo Energisa. Só nesse último ciclo, foram substituídas mais de 188 mil lâmpadas de LED, melhorando a iluminação de milhares de famílias e contribuindo para a economia de energia. Em alguns estados, também é feita a troca de geladeiras antigas, que consomem muita energia e são pouco eficientes por geladeiras novas com o selo PROCEL de qualidade. No ano passado, foram mais de 1.000 geladeiras trocadas em diversos municípios por todo o país e mais de 1.200 padrões de energia substituídos.

Na parte de educação, o projeto também realiza palestras sobre uso eficiente e seguro de energia elétrica. Pegando apenas a área de concessão da Energisa em Minas Gerais como exemplo, também temos números impressionantes: atendemos a mais de 3.700 alunos e 130 professores de 41 escolas públicas das cidades mineiras.

Por fim, o Nossa Energia também conta com um braço cultural. Teatro e cinema se tornam aliados na hora de entreter e educar, passando informações sobre uso correto e consciente de energia, sustentabilidade e segurança, com linguagens diferentes de forma a atender a todos os públicos.

Fique atento à programação da sua região, acompanhando as informações na distribuidora da sua cidade, pois ao longo de todo o ano o caminhão interativo da Energisa percorre o Brasil e pode parar naquela pracinha ao lado da sua casa. Não perca a chance de aprender, se cadastrar nos programas sociais e se divertir com a criançada.

ação social, Eficiência Energética, Nossa Energia, Tarifa Social, troca de lâmpadas

Compartilhe essa notícia