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Autoleitura rural: energia no campo com controle e economia

Novo Calendário Rural 2023 da Energisa orienta consumidores sobre os benefícios ao informar para a distribuidora a sua própria leitura do medidor 

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 Dicas e dúvidas

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Brasil

Mais de 33 milhões de pessoas vivem fora dos grandes centros urbanos do Brasil, em lugares muitas vezes de difícil acesso, que abrigam importante setor da economia do país: o agronegócio e a agricultura familiar. 

A energia é vital para o desenvolvimento e a qualidade de vida dessas pessoas e regiões. A Energisa sabe disso e há alguns anos, em uma relação de confiança e reciprocidade com as famílias e empreendedores rurais, vem incentivando a prática da autoleitura. Embora seja autorizada a fatura por média, a Energisa recomenda a prática da autoleitura para controlar o valor correto com base no seu consumo. 

– O maior benefício para o consumidor é que se naquele mês ele consumiu menos, ele também irá pagar menos, porque o consumo não será calculado por média, e sim pelo registro informado por ele. É fácil e rápido. Nos dias selecionados no calendário, ele vai até o medidor da sua propriedade, anota os números do visor e repassa para distribuidora pelos canais de atendimento – ressalta Jorge Selem, supervisor comercial da Energisa MS. 

O que é autoleitura? 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) determina que as distribuidoras de energia do país tenham a permissão para fazer a leitura do consumo desses clientes a cada três meses, face às grandes distâncias entre os consumidores nestas áreas rurais.  Ao mesmo tempo, para que o consumidor rural possa ter um controle mais justo e previsível do seu uso de energia, a ANEEL também permite que o próprio consumidor rural informe diretamente à concessionária o seu consumo de energia ao longo de três meses consecutivos, nas datas estabelecidas no Calendário Rural, que já está sendo distribuído. 

– Sabemos que algumas regiões começam o período de safra, o que pode elevar em alguns meses o consumo de energia e consequentemente o valor da fatura do cliente no mês em que não é possível realizar a leitura. Queremos nossos clientes satisfeitos e que paguem pelo consumo real, por isso estamos reforçando que o próprio cliente faça a leitura e informe diretamente à Energisa – destaca Luciano Lima, gerente de serviços comerciais da Energisa Minas Rio. 

Novo modelo do Calendário Rural 2023 

A Energisa expandiu a distribuição do Calendário Rural 2023, onde as datas específicas estão disponíveis, e ampliou os canais de comunicação com os clientes em algumas unidades como em Mato Grosso. A distribuidora inovou e este ano as famílias da zona rural da Energisa Mato Grosso receberam o Calendário Rural 2023 via e-mail e SMS. Este foi o primeiro ano do envio do calendário, por meio digital.  

“Ter essa consciência dos recursos naturais é muito importante. Por isso, a gente criou essa ferramenta já que a internet é uma realidade em muitas regiões agrícolas de Mato Grosso. Isso não quer dizer que o calendário impresso acaba. Ele vai estar disponível nas agências e para envio. A ideia é facilitar a vida do cliente,” destacou Gabriela Dias, coordenadora de leitura da Energisa Mato Grosso.  

O informativo criado pela Energisa traz orientações para que o cliente informe o consumo de energia mensalmente e garanta maior controle financeiro. O novo formato digital do Calendário Rural agiliza o envio e amplia a divulgação, além de impactar positivamente no meio ambiente com menor uso de papel. Ele também foi remodelado para trazer orientações sobre como o cliente pode fazer a própria leitura de forma simples, prática e segura. 

– Nós incentivamos essa prática para que o consumidor tenha o controle dos seus gastos. Ele não precisa de contato direto com o medidor. Basta que o consumidor visualize e anote corretamente os números disponíveis no visor do medidor e repasse essas informações para a gente, por meio de um dos canais de atendimento da empresa – explica Gabriela Dias. 

Além do incentivo à autoleitura, a Energisa orienta os moradores das áreas rurais a deixarem as porteiras destrancadas e manter os animais longe da área de coleta nas datas de visita do leiturista à propriedade. 

Atualmente são cerca de 700 mil consumidores rurais no Grupo Energisa. Mas vale destacar que outras classes de consumidores também podem realizar a autoleitura, em situações em que há impedimento para a leitura do medidor, como: portão fechado na ausência de pessoas no imóvel, imóveis desocupados, cães bravos soltos que impedem a aproximação do leiturista por questões de segurança. Nesses casos, automaticamente o sistema emite o faturamento pela média de consumo do cliente nos últimos 12 meses. Mas se o cliente estiver atento ao período que deve ser feita a autoleitura, ele pode informar à Energisa, evitando a fatura por média. 

 

CalendárioDescrição gerada automaticamente

Como realizar a autoleitura? 

Fazer a autoleitura é bem simples: até três dias antes da data da leitura (indicada na conta de energia), o cliente precisa informar à Energisa o número que aparece no visor do medidor/relógio de energia. 

O medidor possui um visor onde está disponível o consumo de energia. Sem tocar na caixa de medição, o cliente deve anotar os números e enviar a informação por um dos canais de atendimento da Energisa. Para os medidores que possuem duas sequências (canais) de leitura, como os de Unidades Consumidoras com Geração Distribuída e irrigantes, por exemplo, as duas sequências devem ser informadas. O cliente pode, ainda, enviar uma foto legível da leitura disponível no medidor de energia por meio dos canais digitais ou apresentar ao atendente, no caso do atendimento presencial.

– Para que o procedimento seja efetivamente cadastrado na Energisa, é importante fazer a leitura no dia certo, observando o número exato que aparece no visor do padrão de energia para evitar erros na emissão da fatura – ressalta o coordenador comercial da Energisa MS, Jonas Ortiz. 

O envio da autoleitura pode ser feito através do aplicativo Energisa On, da central de atendimento por telefone, site energisa.com.br, WhatsApp da Gisa ou, em último caso, pessoalmente na Agência de Atendimento. 

Para realizar a autoleitura pelo Energisa On, é necessário acessar o aplicativo com os seus dados, escolher a opção "Serviços", e depois o ícone "Informar leitura". Já para quem optar pelos serviços no site www.energisa.com.br, basta se cadastrar na Agência Virtual, clicar em "Sua Fatura" e depois "Informar leitura". 

Quem preferir a opção por telefone, pode conferir nos links  a seguir os números de atendimento da Energisa através do call center ou do WhatsApp da Gisa, que variam de acordo com a sua região. 

 

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