Energisa Juntos

Energisa avança para o gás natural e amplia presença no Brasil

Aquisição da ES Gás impulsiona oferta de soluções integradas em sinergia do Grupo

Publicada em: 10/07/2023

 Categoria:

 Energia 4.0

 Região: 

Região: 

Espírito Santo

Este ano a Energisa se lançou a mais um salto. No leilão de privatização ocorrido em 31 de março de 2023, adquiriu a ES Gás por R$ 1,4 bilhão, junto à Vibra Energia e ao governo do estado. Com isso, a Energisa chega ao Espírito Santo com oportunidade de atuação no segmento de gás natural, que amplia as possibilidades do Grupo em oferecer alternativas de soluções integradas.

Diversificação de portfólio

Um bom atleta precisa estar continuamente preparado para novos desafios. Habilidade, disciplina, experiência, planejamento e determinação podem garantir corredores exímios e belos saltos.

Da mesma forma, a transição energética no Brasil e no mundo exige espírito de atleta. Com desafios identificados e metas estratégicas bem definidas, o Grupo Energisa busca um lugar de destaque nessa transformação em curso. Para isso, se vale dos seus 118 anos de conhecimento e experiência no setor elétrico para oferecer a fonte de energia mais adequada a cada tipo de cliente, considerando custo, segurança e menor impacto ambiental para pessoas, empresas e comunidades.

Com a aquisição da ES Gás, a Energisa se torna a terceira operadora privada a entrar no mercado de distribuição de gás natural no Brasil. Essa operação faz parte da estratégia de diversificação de portfólio da companhia e soma uma nova perspectiva de crescimento através da distribuição de gás natural, contando com sinergias operacionais e administrativas com as demais atividades do Grupo.

– Entrar no mercado de gás consolida a nossa posição como ecossistema de soluções energéticas como player integrado. Como um grupo centenário do setor elétrico, temos experiência em gestão de ativos de distribuição, relacionamento com clientes no varejo, e conhecimento do ambiente regulado e livre, o que pode impulsionar a evolução e competitividade neste novo segmento. Além disso, vamos aportar soluções inovadoras para expandir a oferta em todo o estado do Espírito Santo – comenta Ricardo Botelho, CEO do Grupo Energisa.

Plano de aceleração

O Grupo Energisa irá investir na expansão da distribuição de gás natural do Espírito Santo, acelerando os investimentos já aprovados pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado (ARSP). No ciclo de agosto de 2020 a julho de 2025, o incremento será da ordem de R$ 160 milhões. Este plano de aceleração projetado adicionalmente pela Energisa será detalhado nos próximos meses e discutido com o órgão regulador, clientes e parceiros de negócio, com a meta de ser executado a partir de janeiro de 2024.

Com o novo executivo Fabio Bertollo à frente da empresa, a ES Gás tem grandes ambições para o promissor estado do Espírito Santo. Pretende apoiar, com o governo estadual e outros parceiros, o desenvolvimento de um polo gás-químico e criar um hub para escoamento, transporte, distribuição, armazenamento e consumo de gás natural, gerando benefícios aos diferentes perfis de clientes.

– O Espírito Santo é um estado privilegiado para sediar um forte crescimento do mercado de gás natural e liderar este segmento no Brasil, pela maturidade do marco regulatório nesse mercado, por sua forte vocação logística e deter a 3ª maior reserva de gás do país – enfatiza Botelho.