Energisa Juntos

Natal iluminado: Energisa transforma cidades em espetáculos de luz

Viaje pelo país com a Energisa e conheça toda a nossa programação da temporada festiva deste ano. De norte a sul, as atrações de luzes, música e cultura proporcionam momentos de encanto e celebração para famílias e comunidades

Publicada em: 15/12/2023

 Região: 

Região: 

Brasil

O Natal vem se aproximando e com ele as luzes que marcam tanto essa festa. Ao longo do ano inteiro, o Grupo Energisa trabalha com dedicação para levar a magia das luzes para muitos recantos do Brasil, mas é nessa época do ano que essas mesmas luzes ganham um simbolismo especial.  
    
Há mais de 2.000 anos, uma estrela iluminou o céu e os três reis magos foram guiados para encontrar um menino que nascia. Antigos textos da época tratam aquela estrela como o primeiro registro de uma supernova, mas para a fé cristã não restam dúvidas que a estrela era guia, um sinal divino apontando para o nascimento do filho de Deus. 

Talvez bastasse essa luz para trazer todo o simbolismo da iluminação do Natal. Mas existe mais coisa por trás. A data exata do nascimento de Jesus não é conhecida, mas passou a ser comemorada em 25 de dezembro para coincidir com o solstício de inverno do hemisfério norte, quando já se comemoravam muitas festas pagãs romanas, como as saturnais. Essa é a data da noite mais longa do ano, uma noite que precisa ser combatida com muita luz e com o calor dos encontros.

Assim, quando montamos e iluminamos nossas árvores de Natal em casa, estamos dando aos antigos símbolos uma solução sincrética, concentrando num só objeto significados ancestrais, uma árvore mágica que reluz como fogo, trazendo luz duradoura e a magia da comunhão.

É nesse espírito de iluminar e promover encontros e reencontros que a Energisa patrocina, apoia, participa e realiza programações especiais para este Natal de 2023 em muitas cidades do país.

Iluminação de Natal em Porto Velho (RO)

Começando pelo norte do país, a Energisa montou um espaço decorativo em frente à sua sede de Porto Velho para compartilhar a magia do Natal com a população. O espaço encantador é adornado por milhares de lâmpadas LED, que formam estruturas festivas, iluminando a noite e trazendo o espírito natalino para a região. O LED, além de versátil, oferece maior economia com a mesma luminosidade, atendendo aos rigorosos critérios de segurança e eficiência energética. 

Esse espaço será mais uma opção de lazer neste período de festividades. As famílias irão poder visitar gratuitamente para tirar fotos e passar um momento agradável. Desejamos que 2023 seja um ano repleto de boas energias para todos os rondonienses – destacou Fabiano Medeiros, gerente da Assessoria de Relações Institucionais da Energisa Rondônia.

  • Horários: de segunda a quinta, das 18h às 23h; sextas, sábados e domingos: das 18h às 2h da manhã.
  • Datas: Até 6 de janeiro. Nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, as luzes ficarão acesas durante toda a noite.
  • Endereço: Avenida Imigrantes, 4137 – Bairro Industrial – Porto Velho (RO)

Iluminação de Natal em Porto Velho (RO). Foto: Divulgação/Energisa. Iluminação de Natal em Porto Velho (RO). Foto: Divulgação/Energisa.

Programação de Natal em Rio Branco (AC)

Seguindo na região Norte, a iluminação especial e a música se unem para celebrar o Natal no Acre. O tradicional acender das luzes do Palácio Rio Branco se uniu à apresentação da Cantata de Natal formada pelo coro e orquestra dos alunos da Escola de Música do Acre (Emac), sob regência do maestro Afonso Portela, e o Coletivo de Cordas Fracionadas da Universidade Federal do Acre (Ufac), patrocinado pelo Grupo Energisa, que ofertou oficinas de música com artistas acreanos para aperfeiçoar os estudos e ensaios de membros da comunidade que participaram dos concertos. Mais de 135 músicos fizeram parte da performance, que teve no repertório canções tradicionais como “Noite feliz”, “Então é Natal” e “Bate o sino”.

O Natal me traz muita alegria e esperança. Quero ser uma grande maestrina profissional, a música é meu sonho, o que quero para minha vida. Ensaiamos mais de dois meses. Estou muito emocionada de me apresentar ao lado dos meus amigos e de tantas pessoas – disse Maria Lua Portela, de 8 anos, que integra o coral da Emac.

  • Datas e horários: do dia 1º de dezembro ao dia 15, apenas aos finais de semana (sexta, sábado e domingo), das 17 às 22h; de 16 a 24, diariamente, das 17 às 22h.
  • Endereço: Palácio Rio Branco – Av. Getúlio Vargas, s/n – Centro – Rio Branco (AC)
  • Consulte a programação completa

Cantata de Natal em Rio Branco (AC). Foto: Felipe Freire/Secom Cantata de Natal em Rio Branco (AC). Foto: Felipe Freire/Secom

Natal Iluminado em Aracaju (SE)

Viajando para o Nordeste, podemos ver a parceria da Energisa com a prefeitura de Aracaju em mais uma edição do Natal Iluminado do Parque da Sementeira. O projeto, que acontece desde 2017, atinge seu ápice neste ano. A decoração da Sementeira conta com muitos atrativos, como um portal mosaico com 8,6 metros de altura, pórticos luminosos, túnel de lâmpadas de LED e o globo de neve 3D com abertura para crianças entrarem e interagirem com neve artificial. No parque, a decoração ainda conta com locomotiva luminosa, uma árvore 3D flutuante de 16 metros de altura e arcadas com os três reis magos e um presépio dourado.

Para nós, é uma alegria esse projeto, somos muito vinculados à luz e energia, e este ano estamos trazendo para o parque 285 peças decorativas. Aqui temos mais de 8 milhões de pontos de luz, 160 árvores iluminadas, 12 árvores cerejeiras que mudam de cor, a tradicional casa do Papai Noel, temos árvores flutuantes, a manjedoura, os presépios, enfim, uma decoração para todos aproveitarem – disse Roberto Carlos Currais, diretor-presidente da Energisa Sergipe.

Além do Parque da Sementeira outros pontos da cidade como a orla e algumas praças contam com peças especiais de iluminação. Todo esse conjunto coloca Aracaju como um grande ponto turístico desse período do ano, com um aumento do fluxo de turistas registrado em mais de 26%, trazendo benefícios para toda a economia local.

  • Endereço: Praças Fausto Cardoso, Olímpio Campos e Almirante Barroso – Centro – Aracaju (SE)
  • Datas e horários: Até o dia 6 de janeiro. Confira a programação completa.

Natal Iluminado em Aracaju (SE). Foto: Michel de Oliveira/Secom Natal Iluminado em Aracaju (SE). Foto: Michel de Oliveira/Secom

Natal na Usina em João Pessoa (PB)

Ainda no Nordeste, a Usina Cultural Energisa traz aos paraibanos uma programação recheada para todo o mês de dezembro. O pontapé inicial foi dado no dia 2 deste mês com o acendimento das luzes da fachada e segue até o dia 30. O evento reúne 57 atrações artísticas, dois concursos, uma exposição fotográfica, feira criativa e de gastronomia e ainda uma exposição de Papais Noel criada por artistas do grafite. 

Todo Natal da Usina é muito especial para nós e, esse ano, não podia ser diferente, já que completamos 20 anos da Usina e estamos na décima edição do Natal. Estamos trazendo atrações de qualidade, com o melhor da cultura paraibana e proporcionar momentos de celebração para todos que frequentam esse aparelho cultural tão importante para nossa cidade – disse Márcio Zidan, diretor-presidente da Energisa Paraíba.

O Natal na Usina 2023 vai gerar mercado de trabalho para 700 profissionais da cultura e com a previsão de impacto de R$ 2 milhões na economia paraibana, o que mostra a força da economia criativa para João Pessoa.

  • Data: de quarta a domingo, até 30 de dezembro.
  • Endereço: Usina Cultural Energisa - R. João Bernardo de Albuquerque, 243 – Tambiá - João Pessoa (PB)
  • Consulte a programação completa.

Natal na Usina em João Pessoa (PB). Foto: Divulgação/Energisa. Natal na Usina em João Pessoa (PB). Foto: Divulgação/Energisa.

Natal nas Montanhas em Monte Verde (MG)

Descendo para o Sudeste, chegamos a Monte Verde em Minas Gerais, onde acontece o Natal Cultural nas Montanhas 2023. A edição deste ano, com o tema “Contando histórias”, está distribuída por diversos pontos de Monte Verde, além de Camanducaia e São Mateus. Entre as atrações estão a Casa e a Vila do Noel, logo na entrada do distrito, que atraíram muitos visitantes no ano passado.

A extensa programação é toda gratuita e segue até 20 de janeiro, com diversas apresentações culturais para toda a família, além de uma decoração incrível com muita luz. A expectativa é que mais de 200 mil pessoas passem pelo evento

Natal nas Montanhas 2023, em Monte Verde (MG). Foto: Divulgação/MOVE. Natal nas Montanhas 2023, em Monte Verde (MG). Foto: Divulgação/MOVE.

Outras cidades

Nas outras unidades Minas Rio, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a Energisa apoiou algumas ações e iniciativas. Este ano, em Cataguases (MG), a decoração natalina está encantando e atraindo muita gente para as ruas e praças. Neste sábado, 16, às 15h, acontece na Chácara Dona Catarina a inauguração da Vila do Papai Noel, um local mágico preparado com carinho e com muitas referências a tradição natalina. Entre o dia 18, e sábado, dia 23, a Casa do Papai Noel, também na Chácara, estará aberta para visitação. Entre sexta-feira, dia 22, e domingo, dia 24, acontecerá a Feira de Artesanato de Natal na Praça Rui Barbosa, com belíssimas artesanatos locais, praça de alimentação e apresentações musicais e culturais. 

Já em Nova Friburgo (RJ), a terceira edição “Um encanto de Natal” trouxe este ano a “Fábrica de Sonhos”, uma experiência imersiva e emocionante na encantadora temática universal natalina, proporcionando um tempo e um lugar para sonhar e compartilhar momentos fraternos. Confira a programação completa.

Em Mato Grosso, o “Natal da Gente 2023” está levando toda a magia natalina a diversos bairros de Cuiabá. Uma deslumbrante carreta luminosa, carregando mais de três toneladas de enfeites natalinos está emocionando a população.  A carreta de luz carrega ainda o Papai Noel, além de diversos personagens lúdicos e que garantem o deslumbre da criançada. Veja a programação completa.

Como é possível ver por essas atrações espalhadas pelo Brasil o Natal do Grupo Energisa vem trazer mais luz e cultura de forma gratuita para toda a população. Se você é morador ou vive próximo a uma dessas cidades não deixe de conferir a riqueza dessas programações e curtir o espírito do Natal iluminado da Energisa.

Foto de capa: Michel de Oliveira/Secom-SE

Compartilhe essa notícia