Energisa Juntos

O poder de transformação da chegada da luz elétrica

Programa Luz para Todos avança por Rondônia, Acre e Mato Grosso melhorando a qualidade de vida de milhares de pessoas e impulsionando o desenvolvimento local

Publicada em:

 Região: 

Região: 

Brasil

O programa Luz para Todos, uma iniciativa do Governo Federal em parceria com empresas como a Energisa, tem o objetivo de levar energia elétrica a áreas rurais e comunidades isoladas do Brasil. Criado em 2003, o programa tem desempenhado um papel crucial na melhoria da qualidade de vida de mais de 17 milhões de brasileiros, proporcionando acesso a um serviço essencial que promove desenvolvimento econômico e social. Em 2024, o programa segue firme em seu propósito, com destaque para os estados de Rondônia, Acre e Mato Grosso, onde continua a transformar a vida de milhares de famílias.

Rondônia

Partindo de Porto Velho e subindo de barco o imponente rio Madeira por cerca de duas horas, chega-se à comunidade de Ressaca. Lá, vivem 20 famílias ribeirinhas em casas de palafita protegidas das inundações das épocas de cheia do rio. Plantio de frutas, pesca, redes na varanda, aroma de comida feita na hora saindo pelas janelas e uma impressão de que o tempo passa mais devagar no lugarejo.

Um tempo atrás, os moradores da comunidade de Ressaca conviviam com lamparinas e com os barulhentos e caros geradores portáteis de energia por fontes não renováveis. Agora eles são coisa do passado. Foram substituídos por sistemas de geração solar, com placas colocadas em uma estrutura de alumínio, de mais de 2,5 m de altura, desenvolvidas especialmente para que estejam protegidas das alagações do rio Madeira.

Ao fim de 2024, a expectativa é de que cerca de 2.000 famílias ribeirinhas e quilombolas de Rondônia sejam atendidas com a geração solar, podendo usar energia limpa e renovável 24 horas por dia para ligar seu ventilador, televisão e geladeira, desfrutando do conforto que a energia elétrica proporciona. A novidade já mudou o dia a dia dos moradores do local, como Francisca Aparecida de Oliveira:

Desde que essas placas foram instaladas aí fora, a gente se reúne na sala para assistir novela e a água está sempre bem gelada para todo mundo beber.”

Francisca Aparecida de Oliveira, moradora da comunidade de Ressaca
Francisca Aparecida de Oliveira, moradora da comunidade de Ressaca

Acre

Tomar água gelada ou conservar alimentos refrigerados vão passar a fazer parte do cotidiano de 6,8 mil famílias ainda este ano em todo o Acre. Mais de 4,6 mil famílias serão atendidas por sistemas fotovoltaicos e 2,2 mil através de rede convencional, com um investimento de R$ 388 milhões somente em 2024. O programa beneficia principalmente famílias de baixa renda, que muitas vezes vivem em regiões de difícil acesso.

Nem sempre é fácil chegar a determinadas localidades, devido ao deslocamento até as regiões de difícil trafegabilidade, mas a equipe está comprometida em levar energia aos quatro cantos do estado”, afirma Elizângela Sousa, coordenadora de Universalização da Energisa.

Imagem aérea de placa solar no Acre

Mato Grosso

Mais de mil famílias já foram beneficiadas com a instalação de placas solares com baterias, num sistema desenvolvido pela própria Energisa para atender regiões remotas do Pantanal onde a instalação de redes de distribuição convencionais é impraticável. Até o fim deste ano, a previsão é contemplar outras 1.600 famílias.

Cerca de 19 municípios do estado já foram contemplados, entre eles Primavera do Leste e Barra do Garças. Além de proporcionar todos os confortos da energia elétrica, o programa se destaca pelo uso de uma solução limpa, sustentável e econômica.

Isso é muito importante porque, evitando o uso dos geradores a combustão, estamos contribuindo com a redução de gás carbônico na atmosfera e ainda gerando economia, já que o uso do diesel e da gasolina são caros, se comparados a outras fontes de energia”, explica Fabricio Medeiros, diretor técnico comercial da Energisa.

Imagem de placa solar em comunidade indígena no Mato Grosso

O programa Luz para Todos não apenas ilumina casas, mas também transforma comunidades inteiras, proporcionando oportunidades para o desenvolvimento econômico, educacional e social. Com iniciativas contínuas e tecnologias inovadoras, a Energisa reafirma seu compromisso em levar energia sustentável e de qualidade às regiões mais remotas, promovendo um futuro mais inclusivo e próspero para todos os beneficiados.

Investimento, Luz para Todos, energia solar

Compartilhe essa notícia