Uma luz na escuridão: energia solar transforma vidas no Tocantins
Programa Luz Para Todos já atendeu 1.036 famílias no Tocantins e quer chegar a mais 450 ainda este ano
O Programa Luz Para Todos (LPT) tem sido fundamental para proporcionar acesso à energia elétrica em regiões da Amazônia Legal, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de diversas comunidades. No Tocantins, 1.036 famílias já foram atendidas e a previsão para 2024 é que mais 450 sejam contempladas.
Além de instalar infraestrutura para a geração de energia elétrica por meio de painéis fotovoltaicos, o programa também se empenha na manutenção desses sistemas, essenciais para garantir seu funcionamento eficiente e duradouro. Recentemente, equipes técnicas da Energisa Tocantins realizaram inspeções e trabalhos de manutenção nos equipamentos já instalados e em uso por famílias na região de Goiatins, ao norte do Estado, visitando a Aldeia Rio Vermelho, a Aldeia Bacuri e a Aldeia Capitão do Campos.
Outro local visitado foi a comunidade Quilombo Margens do Rio Novo, que fica na Praia dos Milagres, na região da cidade de Mateiro. Na ocasião, a quilombola Dona Deusa expressou sua gratidão pela iniciativa e destacou a importância da energia elétrica para a qualidade de vida local.
Eu fui uma das contempladas com as placas. Venho aqui agradecer a Energisa mais uma vez por ter nos socorrido aqui. Nós estávamos sem expectativa nenhuma de energia e hoje nós temos. Muito obrigada pelo serviço prestado a nós, pelo pessoal que vem nos dar manutenção, que perguntam como nós estamos e que é muito atencioso com a gente. Só temos a agradecer”, disse.
Bruno Queiroz, Gerente de Construção e Manutenção na Energisa Tocantins, ressaltou a relevância da manutenção para conservar a instalação inicial e assegurar o funcionamento adequado dos painéis solares e sistemas fotovoltaicos ao longo do tempo.
A manutenção do painel solar e de todo o sistema fotovoltaico é indispensável para garantir o bom funcionamento e longa durabilidade dos equipamentos, e também para minimizar as perdas de geração elétrica. Temos feito essas visitas de forma planejada, duas vezes por ano em cada localidade, para garantir o melhor fornecimento de energia para as comunidades atendidas”, explicou.
Compartilhe essa notícia