900 famílias ribeirinhas e quilombolas recebem energia solar do Mais Luz para a Amazônia
Eletricidade chegou até comunidades de difícil acesso a partir de investimentos de R$ 34 milhões no estado


Um total de 900 famílias ribeirinhas e quilombolas de Rondônia têm eletricidade em casa após a instalação de sistema de geração de energia por meio de placas solares. O trabalho que faz parte do programa Mais Luz para a Amazônia foi concluído com um mês de antecedência pela Energisa. A iniciativa contou com investimento de R$ 34 milhões no estado.
Para o diretor-presidente da concessionária, André Theobald, a conclusão antecipada do projeto é prova do compromisso que a empresa tem com a comunidade, proporcionando desenvolvimento e conforto por meio da energia elétrica. - Percorremos centenas de quilômetros de carro e de barco impulsionados pela vontade de transformar vidas. Desde o Baixo Madeira até o Guaporé, a energia está chegando por meio da tecnologia dos painéis solares, uma solução mais limpa e sustentável -, afirma.
Antes da chegada do Mais Luz Para a Amazônia, essas famílias não tinham acesso à eletricidade ou dependiam de geradores movidos a óleo diesel para ter energia elétrica por apenas duas horas por dia e que tinham que ser transportados de barco pelos moradores até as comunidades. Essa foi a realidade da dona de casa Raimunda Nazaré Santiago, da comunidade de Demarcação, em Porto Velho, durante 30 anos.
- Todos esses anos nós usamos motor para ter luz, por poucas horas, e era muito caro o combustível. Com a energia nova, melhorou muito. Agora posso usar o ventilador de dia também -, declara.
O Mais Luz para a Amazônia é um programa do Governo Federal e do Ministério de Minas e Energia. Ele começou a ser executado pela Energisa em 2022 beneficiando centenas de famílias em Rondônia. Para 2023, a expectativa é que o programa continue sendo desenvolvido no estado.

Compartilhe essa notícia