Amigos do Rio: mutirão retira 25 toneladas de resíduos do Rio Tocantins
A 18ª edição do projeto mobilizou cerca de 300 voluntários e 65 barcos, promovendo limpeza e conscientização ambiental no município de Peixe (TO)
O município de Peixe é conhecido por suas belezas naturais deslumbrantes. Banhado pelo Rio Tocantins, o local abriga ilhas paradisíacas e praias fluviais deslumbrantes, como a Praia da Tartaruga, famosa por suas areias brancas e águas cristalinas. Contudo, esse paraíso enfrenta um desafio crescente: a poluição causada pelo lixo acumulado em suas águas.
Para enfrentar esse desafio e proteger as belezas naturais da região, o projeto Amigos do Rio tem se destacado como uma iniciativa essencial. Em sua 18ª edição, realizada no começo de setembro, o projeto reuniu cerca de 300 voluntários para um grande mutirão de limpeza no Rio Tocantins. A iniciativa retirou mais de 25 toneladas de resíduos sólidos do rio, incluindo pneus, cadeiras e até mesmo fogões.
O projeto Amigos do Rio visa promover a preservação do meio ambiente e reforçar a conscientização ambiental, sensibilizando a população sobre a importância de adotar práticas sustentáveis. A iniciativa busca mobilizar a comunidade local e voluntários para a coleta de resíduos sólidos acumulados ao longo do rio, que podem prejudicar o ecossistema e comprometer a qualidade da água. Iniciado a partir de uma demanda popular, o projeto foi abraçado pela prefeitura e por parceiros privados, como a Energisa, e agora faz parte do calendário da cidade.
A preservação e a conscientização ambiental promovidas por eventos como este, vão além da simples remoção de resíduos sólidos. Essas ações transmitem uma mensagem essencial, formando novos cidadãos e destacando para a sociedade a relevância da conservação e do cuidado com o meio ambiente”, enfatizou o fiscal ambiental do Naturatins, Romário Maracaípe
A ação mobilizou 65 barqueiros locais, organizados em duas frentes de trabalho, que percorreram uma extensão de 35 quilômetros do Rio Tocantins. Enquanto um grupo de voluntários seguiu o curso do rio, o outro navegou em direção contrária, assegurando que toda a área fosse completamente coberta pela expedição. Os resíduos recolhidos foram triados e encaminhados para reciclagem ou descarte apropriado no aterro municipal.
O sucesso da empreitada mostra a força da colaboração na preservação ambiental. Ao final do dia, ficou a sensação de dever cumprido. O supervisor de medição da Energisa, Anderson Nogueira, participou do evento como um dos voluntários:
Além de ser um dos nossos valores na Energisa, nós temos a sustentabilidade como foco, então a gente está aqui conscientizando a população, junto aos ribeirinhos, pra fazer essa limpeza, e a natureza agradece”, comentou Anderson.
Compartilhe essa notícia