Energisa Juntos

Emcena Brasil: o caminhão da alegria que encanta o país

Com patrocínio da Energisa, projeto leva cultura e entretenimento para todas as idades

Publicada em:

 Categoria:

 Sustentabilidade

 Região: 

Região: 

Brasil

Imagine um caminhão carregando um enorme contêiner cheio de surpresas que se abrem como um circo! Esse é o projeto Emcena Brasil, criado em 1995 por Orlando Moreno e que há mais de 16 anos percorre o Brasil levando teatro, cinema, oficinas e diversão para todas as idades.

De dentro do contêiner saem atrizes, atores, figurinos, cenários e os materiais para as oficinas práticas. Um evento do Emcena Brasil costuma durar 5 horas, começando com uma peça para todas as infâncias. Em seguida, acontecem oficinas de construção de brinquedos, como cataventos e bonecas. Para finalizar, sessões de cinema e peças para o público jovem e adultos. É uma verdadeira festa!

O projeto, que já rodou por mais de 600 cidades de todas as regiões do Brasil, agora chegou mais longe. Contando com o patrocínio da Energisa pelo terceiro ano, o caminhão do Emcena Brasil foi pela primeira vez até o estado do Acre, visitando o Parque do Tucumã e a Praça da Revolução em Rio Branco. O evento atraiu mais de 8 mil pessoas em 2 dias de programação.

O projeto Emcena Brasil demonstra como a Energisa, através do programa Energisa Cultural, apoia iniciativas que promovem uma rica experiência cultural nas regiões onde atua. O projeto não só proporciona entretenimento e educação, mas também cria oportunidades para a interação entre artistas de fora e as comunidades locais. Esse intercâmbio é essencial para fortalecer a conexão entre as diferentes manifestações culturais, respeitando as tradições e expressões de cada região. É inspirador ver a alegria nos rostos das crianças e a participação ativa das comunidades, tornando cada evento único e memorável", afirma Delânia Cavalcante, coordenadora de investimento social do Grupo Energisa.

O roteiro do caminhão é definido em parceria com a Energisa e as prefeituras locais. Além disso, os eventos sempre contam com convidados locais para gerar conexão e abrilhantar as apresentações da trupe.

Contamos sempre com as prefeituras locais para realizar a divulgação e ajudar na organização. Buscar artistas locais é muito importante e gratificante para nós, pois realizamos esse intercâmbio. Outra coisa impressionante é o engajamento das crianças na oficina de construção das bonecas Abayomi. Elas se engajam, querem aprender e depois saem brincando com as bonecas, investindo tempo lúdico, criativo e educativo fora das telas, o que é uma luta hoje em dia”, contou Luciana Marques, uma das organizadoras do projeto.

“Abayomi” significa “encontro precioso”. Reza a lenda que a boneca Abayomi nasceu nos navios negreiros. Para acalentar suas filhas e filhos nos porões dos navios, as mães rasgavam retalhos das suas longas saias e atavam nós para confeccionar bonecas que serviam como amuleto de proteção. São um símbolo de resistência, tradição e poder feminino.

Todo encontro com o público é precioso para os artistas. Além de interagirem durante as oficinas, os atores sempre descem do palco ao final das apresentações para conversar com os espectadores, criando trocas únicas que também ficam registradas em um caderno de mensagens aberto a todos que queiram se manifestar.

O projeto está inserido no portifólio do Programa Energisa Cultural. Com um perfil de multilinguagens, abrangendo música, literatura, audiovisual, artes visuais, artes cênicas, cultura popular e festivais, entre outros, e com o compromisso de nos aproximar da sociedade, por meio de ações culturais e da manifestação dos valores regionais nos territórios de nossa atuação, o Energisa Cultural em 2023 impactou mais de 280 mil pessoas na área de atuação da empresa.

A nossa relação com a Energisa tem sido especial. Não só pelo patrocínio e pela possibilidade de alcançar outros lugares do país, mas pelo engajamento da empresa. São raros os patrocinadores que chegam junto, para ver com os próprios olhos as ações fomentadas. Isso é muito enriquecedor. Fazemos todos os relatórios, mandamos fotos e tudo. Mas ter, como foi no Acre, a presença de tantos diretores e funcionários da empresa participando das oficinas e assistindo às apresentações, é algo diferente”, finalizou Luciana Marques.

O Emcena Brasil também tem levado o nome do país para o exterior. Esse ano farão uma turnê por Portugal e Espanha com a peça Ariano, o cavaleiro sertanejo, uma homenagem aos personagens e à história de Ariano Suassuna, um dos maiores dramaturgos do país. 

E não para por aí! Na volta, no finalzinho de agosto, a companhia emenda viagens por 6 cidades do estado de São Paulo: Pinhalzinho, Adamantina, Santo Anastácio, Bastos, Paraguaçu Paulista e Urupês. Se você mora nessas localidades, fique atento na página @projetoemcenabrasil porque esse caminhão de alegria e cultura logo vai aportar na sua cidade!

Cultura, Patrocínio, Programação cultural

Compartilhe essa notícia