Energisa Juntos

Energisa Cultural: um canal permanente para receber, avaliar e apoiar projetos culturais

Energisa lança plataforma para se aproximar dos fazedores de cultura de todas as regiões onde atua e fomentar a economia criativa e o desenvolvimento sustentável

Publicada em:

 Categoria:

 Sustentabilidade

 Região: 

Região: 

Brasil

A Energisa é uma empresa que trabalha com distribuição de energia em uma enorme área do território brasileiro. De Norte a Sul, a Energisa está presente nas 5 regiões do país, iluminando os lares, levando energia para as indústrias, mas também sempre muito atenta às manifestações culturais que brilham em cada um desses cantinhos do nosso imenso país.

Cultura é a maior riqueza de um povo, ainda mais se tratando de um povo tão plural e diverso como o povo brasileiro. Nosso país é mundialmente conhecido por suas festas, sua musicalidade, inventividade e criatividade – nada disso é por acaso. Vivemos em um caldeirão cultural de muitos povos que aqui já estavam e de outros que de longe chegaram. Ao longo dos séculos, esses encontros produziram um sem-fim de expressões culturais que ocupam e se mantêm vivas por toda a nação.

A Energisa percebe isso e vem, a cada ano, se conectando com um Brasil profundo, original, que se misturou longe da costa e das grandes capitais, um Brasil que foi e é quilombola, que uniu tradições indígenas, europeias e da diáspora africana para construir manifestações artísticas únicas em som, ritmo e visualidade. O Brasil dos violeiros do Centro-Oeste, das mulheres que tecem redes no Mato Grosso e em Sergipe, das folias de rei, dos congados, das cavalhadas, do Carimbó e do Boi Bumbá da região Norte, passando por toda a ginga, sonoridade e visualidade da música e dos artesanatos do nordeste. Um Brasil de proporções continentais que vive na mente, nas mãos e nos sonhos de quem cria, recria e mantém essas tradições vivas.       

É nestes rincões do país que a Energisa busca sua inspiração e para onde o Energisa Cultural envia a sua força. O braço cultural da Energisa é o caminho que a empresa encontrou para ajudar a manter vivas e trazer aos olhos de todos esses brasis que o Brasil não conhece. Um caminho que nasce de muitas mãos, desde quem aporta o incentivo, até quem realiza o projeto na ponta.

O Energisa Cultural é um programa da Energisa que fomenta a cultura em todo o território nacional. Com verba aportada, por meio das leis de incentivo à cultura, as inscrições estão abertas para receber propostas de projetos já aprovados para captação de recursos por leis federais (Lei Rouanet e Lei do Audiovisual) ou estaduais (ProAC-SP, ICMS-RJ e ICMS-MG). Confira ao final do texto mais informações sobre como inscrever seu projeto em cada lei de incentivo.

O Energisa Cultural vem crescendo ao longo do tempo, com 87 projetos apoiados nos últimos 3 anos, com foco nas conexões, nas riquezas e na diversidade das manifestações culturais no Brasil.

Para esse ano, a novidade é que o programa agora tem uma plataforma permanente para o recebimento de projetos, sem edital ou prazo de inscrição. Nesse modelo de banco de projetos, se um projeto já está aprovado em uma lei de incentivo, ele pode ser inscrito na plataforma e fica disponível para ser selecionado pela Energisa a qualquer momento. Com isso a Energisa vai oxigenar uma base de projetos que podem ser incentivados de forma contínua, criando um enorme e importante mapeamento cultural no país.

Conversando com a coordenadora de investimento social privado da Energisa, Delânia Cavalcante, podemos ter uma ideia da importância do alcance desse projeto e de como surgiu essa novidade.

– Quando entramos na Energisa e vimos a potência de apoio cultural que a empresa tem, pensamos: a gente é grande e não conhece todo mundo. Como eu faço, então, para conhecer todo mundo? Criando um sistema que permite o acesso de todos. Assim podemos pedir para as pessoas se apresentarem, escrevendo seus projetos no nosso site. Não é novidade nenhuma, mas é algo que ainda fazíamos. Então, para que a gente pudesse oxigenar e para atender todo esse pilar, era necessário a gente ir até as pessoas com tecnologia.

Vivendo em um país continental, percorrendo e trabalhando nas capitais e nos rincões mais escondidos da nação a Energisa enxerga a pluralidade do nosso povo e busca sempre chegar mais longe, com proximidade, diálogo e iniciativa conjuntas.

– Olhando para o Brasil e suas diversas regionais, vemos a pluralidade e queremos nos aproximar cada vez mais. Queremos incentivar a produção cultural, preservar a memória e trabalhar essa diversidade brasileira como algo único – conta Delânia com entusiasmo.

Em 2022, o público direto alcançado pelo Energisa Cultural foi de mais de 1 milhão de pessoas, sem contar os espectadores das salas de cinema e por streaming, que assistiram produções cinematográficas apoiadas pelo programa pela empresa.

Falando sobre números, para se ter uma noção do porte do Energisa Cultural, no último ano, o Grupo investiu mais de R$ 14 milhões, quase o dobro do ano anterior, em linha com o objetivo de alcançar um público cada vez maior e mais diverso.

– Ano passado, a gente praticamente dobrou o investimento social da Energisa, trabalhando profissionalmente o uso do incentivo fiscal. Isso é uma grande vitória da empresa. Acredito que com isso o grupo entra num patamar de grandes investidores de incentivo cultural brasileiro – conta Delânia.

Energisa Cultural: entenda como funciona

Fomentar, profissionalizar e investir em cultura toca em pontos sensíveis e necessidades profundas do nosso país. A cultura em suas manifestações regionais também está conectada aos biomas locais, à preservação de um capital simbólico, mas também social e ecológico, como nos relata Delânia.

– Trabalhando com cultura estamos impulsionando e unindo essas parcerias, promovendo o desenvolvimento sustentável, inclusive de regiões onde os biomas são muito frágeis. Estamos falando do Pantanal, da Caatinga, da Floresta Amazônica, e no caso de Rio e São Paulo, da Mata Atlântica. Vivemos nestes biomas e partimos do princípio de que tudo isso está conectado com os compromissos da companhia, principalmente nesse pilar de apoio às manifestações culturais regionais.

Levando como missão conectar pessoas de diferentes matizes culturais, o Energisa Cultural não estará mais só focado na ponta, ou seja, na realização dos eventos, shows, produções e apresentações. É claro que esta parte final é fundamental, o momento máximo da realização, mas a Energisa usará a sua expertise para construir parcerias com um olhar colaborativo e profissionalizante para a execução dos projetos.

Atuando nacionalmente e localmente, a empresa terá dois avaliadores por projetos e um ponto focal, uma gestora de projetos locais que poderá olhar de perto a importância e o desenvolvimento de cada projeto. Com isso, a empresa não apenas aporta o dinheiro como também realiza uma parceria em todo o ciclo de produção. Essa novidade tem como meta ajudar os pequenos produtores culturais a se profissionalizarem e pode também ajudar a promover intercâmbio cultural entre diferentes projetos apoiados pela empresa.

A Energisa estará em constante contato com os produtores acompanhando passo a passo, desde como criar um cronograma, passando por como planejar a divulgação e como organizar uma equipe de produção, até realizar o projeto e, por fim, concluir a prestação de contas.

Se você é um produtor cultural, um coletivo artístico ou um diretor com sonhos para realizar, fique ligado no Energisa Cultural, busque as leis de incentivo locais e federais, esteja atento à enorme área de atuação da Energisa e conte com essa parceria para colocar no mundo as criações culturais que são o verdadeiro fundamento do que é a força e a energia de um povo.

Serviço:

Programa Energisa Cultural

Informações e inscrições: https://www.grupoenergisa.com.br/programa-energisa-cultural

Período de inscrição: fluxo contínuo

Cultura

Compartilhe essa notícia