Energisa leva Parque de Ideias a Nova Friburgo
Projeto que oferece programação cultural e educacional gratuita em bibliotecas públicas do Rio de Janeiro chegará à cidade com show de Zezé Motta, a premiada peça “Macacos”, de Clayton Nascimento, e cursos em parceria com a PUC-Rio
Quem não gostaria de ter em sua cidade um projeto cultural com programação gratuita, com grandes expoentes da cultura e professores renomados? O Energisa Cultural identificou o Parque de Ideias, projeto que vem lotando bibliotecas públicas no Rio de Janeiro com uma programação de qualidade, e o convidou a subir a serra para Nova Friburgo.
Entre 2 e 8 de novembro, a cidade receberá pela primeira vez a iniciativa idealizada pelo documentarista e produtor Marcio Debellian. A programação incluirá as oficinas mais disputadas na programação do projeto, uma peça de teatro com forte mensagem social e um show com a consagrada atriz e cantora Zezé Motta.
Sucesso de público e crítica, o monólogo Macacos, com o ator Clayton Nascimento, será apresentado em Nova Friburgo no dia 7 de novembro, às 20h, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura. Aclamada por atrizes como Fernanda Montenegro, Regina Casé e Marieta Severo, a peça já esgotou teatros em várias cidades e traz uma narrativa que reflete sobre o racismo estrutural, o genocídio negro e os preconceitos no Brasil. A apresentação ocorre durante o Novembro Negro, reforçando a importância do tema e promovendo uma experiência teatral marcante para a cidade.
Tivemos duas sessões de Macacos no Parque de ideias, totalmente esgotadas, com uma procura enorme por ingressos. Ficamos felizes que conseguimos uma brecha na agenda do Clayton Nascimento para levar a peça para Friburgo pela primeira vez. Este espetáculo arrebatou todos os prêmios da temporada, temos certeza de que vai ser um marco no Teatro Municipal da cidade”, conta Debellian.
No dia 8, também às 20h, é a vez de Zezé Motta subir ao palco do teatro. A artista apresenta o show “Atendendo a Pedidos”, onde revisita músicas que fizeram parte da sua carreira de atriz e cantora, além de homenagear compositores que sempre estiveram presentes em seus discos, como Luiz Melodia e Caetano Veloso, além de Rita Lee, que compôs “Muito Prazer”, e Moraes Moreira, autor de “Crioula”, ambas feitas em sua homenagem.
A programação do Parque de Ideias em Nova Friburgo vai além das apresentações e inclui oficinas práticas. Nos dias 2 e 3 de novembro, a atriz e diretora Ana Kfouri ministra a aula “Atuação Para o Audiovisual”, na Usina Cultural Energisa, focada em capacitar atores para o trabalho diante das câmeras. Nos dias 5 e 6, a professora Adriana Maciel, da PUC-Rio, orientará a oficina “Escritas Performáticas”, que busca estimular a criação literária através de narrativas ficcionais. E nos dias 7 e 8 de novembro, o artista plástico e quadrinista André Dahmer conduz a oficina “Desenho sem Medo”, com o objetivo de incentivar jovens e adultos a se expressarem por meio do desenho livre.
Trouxemos para Friburgo os cursos que têm tido mais procura na programação do Rio. São professores renomados, os alunos adoram as oficinas. No caso da Ana Kfouri, até abaixo-assinado pedindo novas turmas já recebemos! A questão é conseguir brecha na agenda dela. Demos sorte de que ela teve um intervalo na preparação de atores para uma novela e conseguiu encaixar a oficina na Usina Cultural da Energisa durante o fim de semana”, detalha o produtor do Parque de ideias.
A Energisa tem muito orgulho em patrocinar o Parque de Ideias, um projeto que traz cultura de qualidade para Nova Friburgo e fomenta o conhecimento por meio da arte. Além de proporcionar uma programação gratuita e diversificada, esse projeto chega em um momento especial, integrando as celebrações do Mês da Consciência Negra. Iniciativas como essa reforçam o nosso compromisso de valorizar e celebrar as múltiplas vozes que compõem nossa sociedade”, afirma Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio.
Essa edição do Parque de Ideias é uma realização da Debê Produções e conta com patrocínio da Energisa, Instituto BAT, Vivo, e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além de apoio do Instituto Energisa.
Desde sua criação, o Parque de Ideias recebeu artistas renomados como Gilberto Gil, Adriana Calcanhotto, Lenine, Zélia Duncan e Conceição Evaristo, promovendo mais de 500 horas de atividades culturais gratuitas e atraindo milhares de pessoas. Com a chegada do projeto a Nova Friburgo, a população local poderá desfrutar de uma semana repleta de arte, cultura e aprendizado.
O projeto está inserido no portifólio do Programa Energisa Cultural. Com um perfil de multilinguagens, abrangendo música, literatura, audiovisual, artes visuais, artes cênicas, cultura popular e festivais, entre outros, e com o compromisso de nos aproximar da sociedade, por meio de ações culturais e da manifestação dos valores regionais nos territórios de nossa atuação, o Energisa Cultural em 2023 impactou mais de 280 mil pessoas na área de atuação da empresa.
Compartilhe essa notícia