Energisa Juntos

Energisa Sergipe conquista prêmio de sustentabilidade com o projeto Nossa Energia

Caminhão itinerante leva eficiência energética e conscientização para o estado

Publicada em: 27/11/2023

 Categoria:

 Sustentabilidade

 Região: 

Região: 

Sergipe

A Energisa Sergipe foi recentemente contemplada com o Selo e Prêmio Boas Práticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por atender metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) na agenda 2030. A premiação reconhece o mérito do projeto Nossa Energia, uma iniciativa que leva um caminhão itinerante por diversas cidades do Brasil oferecendo informações sobre eficiência energética e implementando ações sociais.

O prêmio foi concedido pelo Movimento Nacional ODS Sergipe, um movimento social constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

– Esse prêmio é um reconhecimento muito importante do nosso compromisso com a sustentabilidade. O projeto Nossa Energia visita todos os municípios da nossa área de concessão ao longo do ano, levando orientações sobre o consumo consciente por meio de palestras, apresentação teatral nas escolas e a troca de lâmpadas – discursou Roberto Currais, diretor-presidente da Energisa Sergipe.

Cerimônia de entrega do Prêmio Boas Práticas ODS

Sobre o Nossa Energia

Dentro do caminhão, denominado de “Unidade Móvel Eficiente”, o público encontra um laboratório interativo onde podem realizar experimentos, assistir a vídeos educativos e participar de jogos que ensinam sobre segurança elétrica e eficiência energética. Equipamentos de alta tecnologia, como globo de plasma, bobina de Tesla e telas multitoque, proporcionam uma experiência envolvente e educativa sobre conceitos físicos e elétricos.

Além das palestras e atividades educativas, o projeto realiza práticas concretas, como a substituição de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, contribuindo para a economia de energia, especialmente para as famílias de baixa renda. Foram substituídas mais 79 mil lâmpadas de LED beneficiando cerca de 16 mil famílias. Além disso, 10 mil pessoas assistiram palestras e vídeos educativos sobre segurança e redução de consumo.

Mas o Nossa Energia não se restringe apenas à esfera educacional. O projeto também incorpora uma dimensão cultural, utilizando o teatro e o cinema como ferramentas para entreter e educar. Só neste ano, 2 mil estudantes assistiram apresentações teatrais do projeto nas escolas. Por meio dessas expressões artísticas, são transmitidas mensagens sobre o uso consciente de energia, sustentabilidade e segurança, alcançando diversos públicos com abordagens diferenciadas.

O Selo e Prêmio Boas Práticas ODS atesta não apenas o sucesso do Projeto Nossa Energia, mas também a contribuição da Energisa Sergipe para um futuro mais sustentável, alinhado com as metas globais de desenvolvimento estabelecidas pela ONU para a agenda 2030. Esse reconhecimento ressalta que, através de iniciativas inovadoras e engajamento com a comunidade, é possível construir um caminho mais eficiente e sustentável para o setor energético e para a sociedade como um todo.

Compartilhe essa notícia