Festival de Cinema de Rondônia estreia com patrocínio da Energisa
Programação virtual segue até 24 de setembro, com filmes disponíveis para amantes do cinema de todo o Brasil
A segunda edição do CineRO – Festival de Cinema de Rondônia , começou oficialmente neste domingo, 25 de agosto, com uma cerimônia de abertura no Teatro Guaporé. O festival tem como principal objetivo ampliar o acesso ao cinema nacional em Rondônia e promover a produção audiovisual do estado.
A programação oficial vai até 1º de setembro de 2024, no Teatro Guaporé e no Cine Veneza. Além das sessões em cinemas, o projeto realiza exibições em locais alternativos, como escolas e bairros periféricos, com mostras temáticas dedicadas a filmes infantis, cinema pan-africano, filmes dirigidos por mulheres, entre outros. Para quem não estará em Porto Velho, o festival também oferece uma mostra virtual até 24 de setembro, incluindo 10 filmes produzidos em Rondônia. Por fim, a programação ainda inclui oficinas, workshops e bate-papos, fortalecendo o mercado audiovisual local.
Patrocinado pelo Grupo Energisa e com o apoio do Instituto Energisa, esta edição do festival é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e traz uma programação diversificada e acessível.
Estamos felizes em dizer que este projeto está totalmente alinhado com os compromissos da Energisa, que sempre acreditou no poder transformador da cultura, como um direito fundamental. A cultura é um direito de todos e eventos como este são essenciais para promover uma sociedade mais inclusiva, onde a diversidade é reconhecida, preservada e valorizada”, declarou André Theobald, diretor-presidente da Energisa Rondônia.
Neste ano, a curadoria do festival recebeu 1.701 inscrições e selecionou 135 obras, entre curtas, longas, documentários, animações e filmes experimentais.
Estamos muito satisfeitos com a adesão e o interesse pelo festival este ano. Recebemos inscrições de diversas partes do país, o que demonstra a relevância do CineRO no cenário nacional. A nossa meta é continuar expandindo o acesso ao cinema e proporcionando experiências culturais enriquecedoras para todos. Estamos muito felizes com o patrocínio do Grupo Energisa e o apoio do Instituto Energisa, que contribuirão com o sucesso do festival este ano”, celebra Édier Willian, coordenador do festival.
Se você ficou interessado, acesse a programação completa e não perca a chance de explorar o melhor do cinema de Rondônia e de todo o Brasil.
Compartilhe essa notícia