Energisa Juntos

Parceria entre Energisa e Octopus Energy mira na democratização de acesso à energia e em soluções energéticas renováveis

Acordo firmado com a multinacional britânica, especializada em energia verde, irá focar em trocas de tecnologia e conhecimento

Publicada em: 26/04/2024

 Categoria:

 Sustentabilidade

 Região: 

Região: 

Brasil

Transição Energética, Inovação, (re)energisa

A Energisa deu mais um importante passo rumo à sua visão de protagonizar a transição energética no Brasil. O Grupo acaba de anunciar uma parceria estratégica com a Octopus Energy, uma empresa global de energia e tecnologia, que atende 54 milhões de contas de energia em todo o mundo, gerindo mais de 38 GW em 180 mil ativos de energia verde em 12 países.

O foco do acordo é a implantação de energia renovável de baixo custo em grande escala em todo o Brasil, além de cooperação e transferência de conhecimento, licenciamento de tecnologia e avaliação de possíveis joint ventures. A parceria marca a entrada da Octopus na América do Sul e pode gerar oportunidades no mercado varejista de toda a região.

A Octopus é reconhecida por sua plataforma tecnológica proprietária, o Kraken, software de energia que utiliza inteligência artificial para ligar todos os pontos da cadeia de valor da energia, desde a produção de energia renovável até às previsões meteorológicas, do armazenamento em baterias até do consumo dos clientes, o que auxilia na implementação de produtos energéticos inteligentes. Esta tecnologia garante ainda uma integração de ativos como parques eólicos, solares e baterias, o que poderá contribuir para a gestão dos parques solares da Energisa, buscando eficiência operacional e um melhor serviço para os clientes.

Além disso, o acordo pode potencializar a experiência da Energisa em tecnologia de microrredes e a sua dedicação em fornecer soluções renováveis para comunidades remotas, como na Amazônia. Com mais de 600 mil brasileiros sem acesso à eletricidade e uma parcela significativa da população em situação de pobreza energética, a iniciativa tem o potencial de beneficiar milhões de pessoas, promovendo inclusão energética e contribuindo para a redução das desigualdades sociais e ambientais.

A Octopus Energy e a Energisa estão se unindo para aprender uma com a outra, especialmente sobre como a tecnologia de ponta pode beneficiar o Brasil e como impulsionar soluções sustentáveis em comunidades afastadas. Esta é uma enorme oportunidade e pode servir de modelo para países e locais semelhantes que sofrem com pobreza energética”, comenta Greg Jackson, fundador do Octopus Energy Group.

Greg Jackson, fundador do Octopus Energy Group
Greg Jackson, fundador do Octopus Energy Group

A Octopus e a Energisa também estudam explorar outras oportunidades em conjunto, como iniciativas na distribuição de energia e a introdução de serviços de recarga para veículos elétricos, promovendo modelos de mercado mais flexíveis e acessíveis.

Estamos animados em firmar esta parceria estratégica com a Octopus Energy. Este acordo representa não apenas uma colaboração entre empresas, mas uma união de esforços em prol de um objetivo maior: impulsionar a transição energética e levar acesso à energia às comunidades que ainda não a possuem. Juntos, temos o compromisso de trocar conhecimento, explorar novas oportunidades de negócios e fazer a diferença, promovendo um futuro mais sustentável e inclusivo para o povo brasileiro” afirma Roberta Godoi, vice-presidente de soluções de energia e líder da (re)en

 

Compartilhe essa notícia