Energisa Juntos

Prevenção e educação: as chaves para combater incêndios no Tocantins

Energisa adota práticas preventivas e renova parceria com o projeto Foco no Fogo para orientar a população sobre os riscos das queimadas

Publicada em:

 Categoria:

 Sustentabilidade

 Região: 

Região: 

Tocantins

Depois de um começo de ano marcado por tempestades intensas, o Tocantins chega agora ao período de estiagem, que ocorre anualmente entre maio e setembro. Durante esses meses, o clima é caracterizado por calor intenso e baixa umidade, criando condições propícias para a ocorrência de queimadas. No ano passado, um incêndio devastou mais de 70% do Parque Estadual do Jalapão, um dos tesouros naturais da região, onde se produz o famoso capim-dourado. As queimadas não só empobrecem o solo, como também prejudicam a saúde humana e animal devido à fumaça e à poluição do ar.

Além dos impactos ambientais devastadores, as queimadas afetam diretamente a rede elétrica, provocando interrupções de energia e curtos-circuitos que podem colocar em risco a vida da população. Mesmo quando não atingem diretamente a rede, o calor intenso e as faíscas podem causar danos significativos. Como cerca de 90% da rede elétrica do Tocantins é localizada na zona rural, as queimadas representam um desafio direto para a Energisa, que tem investido em ações de prevenção e combate aos incêndios. Os resultados já podem ser notados: em 2023, houve uma redução de 37,2% nas ocorrências de falta de energia provocadas por queimadas, em comparação ao ano anterior.

Essa queda é resultado do amplo trabalho de orientação realizado tanto pelas nossas equipes, durante os atendimentos e visitas aos clientes, quanto pelo projeto Foco no Fogo, que atua justamente na conscientização da população sobre os prejuízos das queimadas”, explica Maurício Zanina, gerente de Operações da Energisa Tocantins.

O projeto Foco no Fogo

O Foco no Fogo é uma das ações de prevenção do Comitê do Fogo (Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas no Tocantins), que visa orientar a população sobre os riscos que os incêndios podem trazer para a saúde pública e para o meio ambiente. O projeto, uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), conta com o apoio e participação de 32 instituições, entre elas a Energisa Tocantins.

A ação se desdobra em duas frentes principais: educação ambiental nas escolas e visitas de sensibilização nas propriedades rurais, especialmente nas áreas que registraram mais focos de incêndios no ano anterior. De 2022 para 2023, houve uma redução de 40% nas áreas queimadas no estado. Para este ano, o projeto tem a meta de alcançar mais de 22 mil pessoas, percorrer até 80 municípios e investir mais de R$ 4,5 milhões na estrutura de combate às queimadas ilegais do Tocantins.

Como parceira do Projeto Foco no Fogo, a concessionária também realizou doações de equipamentos de combate a incêndios florestais ao Governo do Estado, através da Defesa Civil Estadual. A doação incluiu sopradores costais, bombas d'água costais e um kit composto por drone, iPad, carregador e bateria extra. Além dos equipamentos, a Energisa também disponibiliza anualmente equipes para colaborar nos esforços de combate ao fogo junto ao Comitê, reforçando seu compromisso com a preservação ambiental.

Manejo de vegetação

Além da parceria no projeto Foco no Fogo, outra ação desenvolvida pela Energisa é a limpeza de faixa, que é a poda técnica de vegetação próxima às linhas de distribuição. No ano passado, esse trabalho foi realizado ao longo de quase 5 mil quilômetros de rede e o plano é chegar a mais 2.300 quilômetros neste ano.

Essa limpeza é importante e funciona como um aceiro, porque impede o avanço do fogo à área em que passa a rede elétrica, caso algum foco de fogo atinja a região”, esclarece o gerente.

Durante os atendimentos nas propriedades rurais, os eletricistas da Energisa também aproveitam a oportunidade para alertar sobre os perigos dos incêndios, passando informações sobre a limpeza adequada da vegetação e o uso seguro de equipamentos elétricos.

Por isso, essas ações não apenas visam proteger nossas comunidades, mas também inspirar uma mudança de comportamento, transformando cidadãos em agentes de prevenção”, finaliza Zanina.

Orientações gerais

Com o clima seco, as chamas se espalham mais rápido, tornando mais difícil o controle. Por isso é importante seguir algumas orientações:

  • Ao identificar um foco de incêndio, avise o Corpo de Bombeiros (193) ou denuncie pela Linha Verde (0800 63 1155);
  • Se for próximo à rede elétrica ou a uma subestação, avise também a Energisa Tocantins pelo WhatsApp da Gisa (63 9222-6664) ou pelo 0800 721 3330;
  • Evite queimadas em áreas próximas às redes elétricas;
  • Procure fazer “aceiros” em cercas para controlar o fogo;
  • Ao realizar o plantio, respeite a “faixa de servidão”, que é a área mínima de distância de ontem passa a rede elétrica;
  • É proibido realizar queimadas a menos de 15 metros de rodovias, ferrovias e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e de distribuição de energia;
  • Realizar queimadas sem autorização do Naturatins é crime;
  • Pontas de cigarro acesas, latinhas de metal ou vidro em acostamentos das rodovias são um perigo. Evite jogar lixo nesses locais;
  • Apague com água ou abafe com terra qualquer resto de fogo em acampamentos.

Queimada, Segurança, Parceria

Compartilhe essa notícia