Energisa Juntos

Programação dinâmica: Instituto Energisa divulga projetos selecionados para ocupar seus espaços culturais

A cada 3 meses, novos projetos são selecionados em edital com inscrições abertas ao longo de todo o ano; iniciativa reflete o compromisso da Energisa em incentivar a produção cultural das localidades onde atua

Publicada em: 09/05/2024

 Categoria:

 Sustentabilidade

 Região: 

Região: 

Brasil

Programação cultural, Cultura, centro cultural

Em 2024, a Energisa inaugurou um novo formato para ocupar seus centros culturais em Cataguases, João Pessoa e Nova Friburgo. As inscrições ficam abertas em edital permanente e, a cada 3 meses, novos projetos são escolhidos para a montagem da programação. O processo de inscrição é simples, online, totalmente gratuito, e recebe propostas nas áreas de artes cênicas, literatura, audiovisual, artes visuais, inovação e música.

Essa abordagem trimestral visa tornar mais dinâmico o processo de ocupação dos espaços, garantindo a rotatividade e ampliando a diversidade de projetos. A seleção é pautada por critérios como inovação, pluralidade, acessibilidade, relevância conceitual, abrangência de público, fomento a novos talentos e originalidade.

Nesta rodada, foram aprovados 33 projetos inscritos entre que poderão usar os espaços do Instituto Energisa de forma gratuita, com apoio da equipe e uso do aparato técnico dos centros culturais. Jane Correia, uma das produtoras contempladas pelo Edital, resume os benefícios de estar entre os selecionados:

Quando nossa mostra de animação foi selecionada para o edital da Usina, subimos de patamar imediatamente. Afinal, sabíamos que seria garantido ao público, aos filmes e aos palestrantes o melhor espaço tanto em estrutura quanto em acolhimento. A Usina é um espaço tão belo quanto fundamental. É um oásis cultural para os projetos artísticos de Nova Friburgo e esperamos que continue gerando oportunidades e pluralidade."

Confira a seguir a lista completa dos projetos contemplados:

Lista de projetos selecionados

 

Conheça os Espaços Culturais do Instituto Energisa:

João Pessoa (PB) – Usina Cultural Energisa

Localizada na antiga sede da primeira subestação da capital da Paraíba, a Usina Cultural Energisa é um exemplo de ocupação cultural dos típicos galpões industriais construídos no início do século XX. 

Ao longo dos mais de 20 anos de existência, o espaço cultural já recebeu mais de 5 mil eventos, com destaque para Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport), o Prêmio Energisa de Artes Visuais, o Fest Aruanda, além de nove edições do tradicional Natal na Usina, realizado anualmente com o patrocínio do Grupo Energisa.

Quatro espaços estão contemplados neste edital: a Sala Vladimir Carvalho (palco para apresentações de teatro e música, debates, palestras e sessões audiovisuais), a Tenda da Música (que recebe performances e apresentações musicais), a Galeria de Arte Alexandre Filho (para exposições de artes plásticas) e uma área externa com jardins (ideal para feiras criativas, performances e apresentações de circo).

Cataguases (MG) - Centro Cultural Humberto Mauro e Anfiteatro Ivan Müller Botelho

O Centro Cultural Humberto Mauro foi inaugurado no ano de 2002, nas instalações do antigo Cine Machado, e hoje abriga o Cineteatro Paulo César Saraceni (palco para sessão de filmes, palestras e apresentações de teatro, música e circo),  a Galeria Zequinha Mauro (que recebe exposições de artistas locais e nacionais), além de uma Sala Multiuso. No último ano, o centro recebeu 50 diferentes ações e iniciativas culturais com um público total de 32 mil pessoas, com destaque para a realização da 1ª edição da FLICA - Festa Literária de Cataguases.

O Anfiteatro Ivan Muller Botelho, também em Cataguases, é anexo ao prédio da Energisa e ao Museu Energisa. O espaço recebe palestras, shows e apresentações de teatro, tendo promovido 10 ações e iniciativas culturais em 2022, num total de 5 mil visitantes. O charme do espaço fica por conta do teto retrátil, que pode ser aberto para transbordar a noite estrelada para dentro do evento.

Nova Friburgo (RJ) – Usina Cultural Nova Friburgo

A Usina Cultural Nova Friburgo está localizada no antigo prédio do escritório da Companhia de Eletricidade da cidade, diante da belíssima Praça Getúlio Vargas, no centro de Nova Friburgo. O centro cultural recebe mostras, cursos, palestras, debates, apresentações de teatro, música e dança. Entre os espaços oferecidos neste edital estão a Sala Maestro Joaquim Naegele (Teatro Usina), o Café da Usina, o Salão Nobre e um espaço anexo.

Serviço:

Edital de seleção de ocupação gratuita dos centros culturais 2024

  • Período de inscrição: ao longo de 2024
  • Divulgação de selecionados: 30/07 e 30/10/2024.
  • Inscrições: através do preenchimento deste formulário
  • Regulamento: confira o edital completo



 

Compartilhe essa notícia