Energisa Juntos

Projetos culturais da Energisa promovem a literatura e a memória em Minas Gerais

Programação segue até dezembro, com palestras, oficinas e debates

Publicada em: 30/10/2023

 Categoria:

 Sustentabilidade

 Região: 

Região: 

Minas Gerais

Cultura, centro cultural, Patrocínio

“Penetra surdamente no reino das palavras / Lá estão os poemas que esperam ser escritos” indica Carlos Drummond de Andrade, no poema Procura da poesia. É caminhando pelo reino das palavras que alguns projetos culturais patrocinados pela Energisa vão rechear esse final de 2023 para seguir a missão da empresa de divulgar a cultura em suas mais variadas expressões. 

Grandes Escritores

Um desses eventos é uma prova longeva do compromisso da Energisa com a cultura brasileira. O projeto Grandes Escritores há mais de 20 anos vem incentivando a literatura nacional.

Não poderia haver um lugar melhor para retomar as atividades do que o estado de Minas Gerais. Minas é palavra montanhosa, diria Drummond, montanhosa e repleta de talentos e interesse pela leitura. Depois de percorrer várias regiões do estado, como o Alto Paranaíba e o Triângulo, agora é a vez da Zona da Mata mineira receber o projeto. Com oficinas e palestras gratuitas a caravana vai percorrer Ubá, Muriaé, Cataguases, Juiz de Fora e Leopoldina.

A abertura da programação se deu no final de setembro. O autor gaúcho Fabrício Carpinejar, e a autora, prata da casa de Cataguases, Renatta Barbosa participaram dos encontros com o público nesse início dos trabalhos. Agora serão meses de intensa movimentação cultural mobilizando alunos, professores, agentes culturais, formadores de opinião e comunidade em geral, com eventos totalmente gratuitos. De abrangência cultural e educacional para amantes das letras de todas as formações e idades, os eventos vão debater a valorização da literatura com foco na formação de leitores e escritores nas cidades do interior.

A programação conta com autores que participarão de mesas, como Fabrício Carpinejar, Mauro Ventura, Itamar Vieira Júnior, Luiz Humberto França e Karla Monteiro, além de outros que oferecerão oficinas como Roberto D’arte, Geissiane Aguiar e Renatta Barbosa. 

Entre esses nomes, podemos destacar Itamar Vieira Junior, um dos autores brasileiros mais aclamados dos últimos anos, autor dos romances Torto Arado e Salvar o Fogo, vencedor do prêmio Oceanos, um dos mais importantes prêmios para autores de língua portuguesa. Outro autor de renome é Fabrício Carpinejar, um dos escritores contemporâneos mais reconhecidos do país e duas vezes ganhador do prestigiado Prêmio Jabuti, detentor de uma produção diversificada que vai da crônica, passando pela poesia, até o gênero infanto-juvenil.

Este ano, o projeto conta com uma novidade: a participação de várias academias de letras do interior de Minas Gerais. Recheadas de autores importantes para os contextos locais e nacional, a presença de seus integrantes é um componente inédito de integração do Grandes Escritores 2023

O projeto segue em novembro caminhando pelas estradas de Minas Gerais. Siga a página do Grandes Escritores (@pgescritores), confira a agenda ao final da matéria e não perca a energia desses encontros!

Vagão Arte Educação

O trem, que no poema de Manuel Bandeira, corre pelos trilhos com o som dos versos “Café com pão / café com pão / café com pão”, segue pela Zona da Mata Mineira prestigiando a região com o Vagão Arte Educação.

Este ano, o vagão conta com uma série de palestras sobre literatura do jornalista e poeta Ronaldo Werneck, além de cinco oficinas musicais, que serão apresentadas pelo músico, Ricardo Itaborahy, de São João Nepomuceno. As oficinas musicais terão interferências audiovisuais, das canções de Ary Barroso, Alcir Pires Vermelho e Ataulfo Alves, consagrados nomes da música mineira da Zona da Mata. Quem participar poderá viver uma total imersão na obra desses grandes compositores.

A novidade fica por conta da Plataforma Digital do Centro de Memória da Zona da Mata Mineira, um espaço de acesso e construção coletiva de memórias e histórias. Um acervo livre para criar e embasar pesquisas e outras narrativas, a partir dos arquivos e do patrimônio imaterial da região.

A plataforma, que está em construção e terá acesso gratuito, revelará, inicialmente, recorte da história das culturas populares das cidades de Leopoldina e Cataguases, onde a Energisa inicia a sua história. O acervo também estará aberto para doação de material sobre memórias pelo público da Zona da Mata Mineira. Os materiais serão analisados, e, se aprovados, mediante autorização legal do doador, serão inseridos no acervo do Centro de Memória. O acervo doado receberá o crédito do doador. A proposta é expandir o acervo e valorizar a história das cidades da região. E uma informação muito importante: a plataforma também contará com acessibilidade em Libras.

Serviço: Programação Grandes Escritores e Vagão Arte Educação

Juiz de Fora/MG

  • 03/11/2023, às 14h30 - Oficina de escrita criativa, com Geissiane Aguiar - MAMM (Museu de Arte Murilo Mendes)
  • 03/11/2023, às 19h - Palestra com Itamar Vieira Júnior e Luiz Humberto França - Teatro Paschoal Carlos Magno

Leopoldina/MG

  • 22/11/2023 - Palestra com Mauro Ventura e Karla Monteiro - Casa de Leitura Lya Botelho (horário a definir)

Cataguases/MG

  • 23/11/2023 - Palestra com Mauro Ventura e Karla Monteiro (horário e local a definir)
  • 13/11/202, às 9h - Palestra "História Cultural de Cataguases com Ronaldo Werneck" - Centro Cultural Humberto Mauro para escolas da região, por agendamento
  • 22/11/2023, às 19h - Palestra "Humberto Mauro e o Ciclo de Cinema em Cataguases com Ronaldo Werneck" (acima de 15 anos) - Centro Cultural Humberto Mauro
  • 27/11/2023, às 19h - Palestra "História Cultural de Cataguases com Ronaldo Werneck" (acima de 15 anos) - Centro Cultural Humberto Mauro

Guarani/MG

  • 23/11/2023, às 19h - Oficina "Vagão Musical" (classificação livre) - Teatro de Câmara César Ornellas

Muriaé/MG

  • 24/11/2023, às 19h - Oficina ‘Vagão Musical’ com classificação livre - Teatro Municipal Belmira Villas Boas

São João Nepomuceno/MG

  • 07/12/2023, às 20h -  Oficina "Vagão Musical" (classificação livre) - Shopping Pátio da Fábrica

 

Compartilhe essa notícia