Uniformes doados pela Energisa viram moda sustentável
Projeto em parceria com o Instituto Federal de Sergipe (IFS) promove inclusão social e geração de renda para mulheres de quilombos sergipanos
Quem vê um uniforme no corpo de um colaborador da Energisa não imagina as inúmeras transformações que ele pode receber quando deixa de ser utilizado. No quilombo Maloca, em Aracaju/SE, as mulheres da comunidade estão aprendendo a reutilizar esses uniformes para produzir novas roupas, bolsas, estojos e mais. Nas mãos dessas costureiras, eles viram uma tela para a criatividade, dão origem a novos modelos de roupas e geram uma renda extra para as famílias.
A doação é parte de uma parceria entre a Energisa e o Instituto Federal de Sergipe (IFS) que realiza o Programa Mulheres Mil, uma iniciativa do governo federal que oferece cursos de capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade social em diversas regiões do país.
O projeto busca promover inclusão social, consumo consciente e geração de renda. A reitora do IFS, Ruth Sales Gama, celebra a parceira e explica como os uniformes estão sendo transformados nas oficinas pelas mulheres quilombolas:
Essa parceria com a Energisa é fundamental, pois a gente entende que ninguém faz nada sozinho. Já levamos duas vezes essas doações para realizar a oficina no quilombo Sítio Alto, em Simão Dias. Elas já fizeram bermudas e vão aprender a fazer estojos com o restante do tecido para poder até comercializar. Elas já estão customizando com a retirada das informações dos uniformes e fazendo apliques e pinturas”, conta Ruth.
Maria Betânia da Silva Santos, uma das mulheres beneficiadas pelo projeto, participou da oficina de customização dos uniformes doados. Artesã desde 2016, ela customizou uma calça usando usa técnica favorita, a pintura em tecido.
Para despertar o que tem na gente, basta um empurrãozinho. Esse material tem nos ajudado demais. Reciclamos o que temos em mãos para fazer a nossa própria vestimenta”, afirma.
A parceria foi firmada em maio deste ano e o objetivo é que a doação de uniforme aconteça de forma contínua.
O projeto promove a inclusão dessas mulheres no mercado de trabalho, além de incentivar o consumo consciente. Essa é uma parceria que vem fortalecer ainda mais o nosso valor Sustentabilidade. O nosso objetivo é realizar essa doação contínua para o programa Mulheres Mil e contribuir com a inclusão social e geração de renda”, destaca Roberto Currais; diretor-presidente da Energisa Sergipe.
Em Paraíso do Tocantins, um projeto similar desenvolvido pela Apae também transforma uniformes aposentados dos eletricistas da Energisa em ecobags sustentáveis, proporcionando renda extra para as mães de alunos da escola e promovendo a inclusão social. Saiba mais sobre o projeto .
Esses projetos ilustram o poder das parcerias estratégicas no fortalecimento de comunidades vulneráveis. A transformação de materiais descartados em novas peças de vestuário e acessórios não só valoriza a criatividade e o talento das costureiras locais, mas também reforça o compromisso permanente da Energisa com a sustentabilidade e o desenvolvimento social.
Compartilhe essa notícia