Programa Energisa Cultural

Projeto Resistência Artística

Natal na Usina Cultural

Filme Órfãs da Rainha

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Projeto Ocupa Usina

Fundação Ormeu Junqueira Botelho

O nosso portfólio de projetos culturais patrocinados tem um perfil de multilinguagens, abrangendo música, literatura, audiovisual, artes visuais, artes cênicas, cultura popular e festivais. 

Por meio de equipamentos culturais e organizações sociais de memória e fomento, o Grupo Energisa atua para fazer da cultura um pilar do desenvolvimento local.

Nos últimos três anos, patrocinamos 87 projetos nas mais diversas linguagens culturais, via leis de incentivo. Somente em 2022, o Energisa Cultural beneficiou quase um milhão de espectadores.

Confira os nossos destaques e as ações da Fundação Ormeu Junqueira Botelho e do Instituto Cultural Energisa.

Conheça as nossas organizações culturais

Projetos culturais patrocinados

5º Cine Miau 

Mostra Internacional Infantil de Audiovisual aconteceu entre os dias 17 e 22 de outubro de 2023, em João Pessoa - Paraíba. Crianças e adolescentes de comunidades periféricas e de escolas públicas assistiram a sessões gratuitas de curtas-metragens nacionais e internacionais. Ao todo foram realizadas 11 sessões de cinema, das quais 10 foram exclusivamente para alunos de escola públicas, seguidas de debates enriquecedores. A Usina Cultural Energisa também foi palco do Festival com sessões gratuitas para famílias! @cinemiau

Proponentes: Osiel Gomes e Emídio Sanderson

18º Festival de Viola de Piacatuba

O Festival tem o propósito de resgatar as raízes musicais brasileiras e incentivar o intercâmbio entre músicos, compositores e intérpretes. O Festival já levou nomes importantes da música brasileira a pequena Piacatuba e tem construído nos últimos anos um cenário importante para a gastronomia mineira na região.

Proponente: Maria Lúcia Braga

Projeto Emcena Brasil — São Paulo

Festival Siriri e Cururu

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - OSESP

Mais projetos

O Brasil é um país que abriga em sua vasta extensão territorial múltiplos biomas e influências de povos originários e de outros que aqui se estabeleceram ao longo da história, dando origem a uma diversidade cultural muito rica. 

Nossas empresas estão presentes em vários desses Brasis profundos com o compromisso de levar mais do que energia e empregos: de impulsionar a economia criativa, fortalecendo e valorizando as culturas regionais. 

 

Fundacao Resistência Artística — Nova Friburgo

Inscrição

Por este canal, mantemos as inscrições continuamente abertas para produtores e realizadores que queiram nos apresentar projetos alinhados com a nossa política de patrocínios. Basta preencher o formulário de inscrição e aguardar nossas mensagens sobre novos passos.

REQUISITOS

Brasil

Valorizar a cultura brasileira em qualquer uma de suas manifestações

Local

Promover a cultura local de forma democrática e plural

Economia

Promover a economia criativa

DNA

Promover ações de formação, capacitação e circulação, de conservação à memória das tradições artísticas, esportistas e culturais características da sua região de execução

Energisa

Ser executado em nossas áreas de atuação.

Inscreva seu projeto

Só serão avaliados projetos cadastrados nesta plataforma.