Programa Energisa Cultural

A Energisa informa que serão analisados para aprovação no Portfólio 2024 do Programa Energisa Cultural somente projetos inscritos até o dia 04 de junho. A divulgação final dos aprovados acontecerá até o dia 31 de agosto de 2024.

Projeto Resistência Artística

Natal na Usina Cultural

Filme Órfãs da Rainha

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Projeto Ocupa Usina

Ao apoiar diferentes formas de expressão cultural, O Grupo Energisa promove a diversidade e a representatividade em sua área de atuação; contribui para a preservação e a reverberação das tradições culturais e incentiva a experimentação e o desenvolvimento de novas ideias e abordagens da cultura brasileira.

Em 2023, o Programa Energisa Cultural realizou um impacto significativo nestes territórios ao patrocinar uma variedade de iniciativas culturais em todos os Estados da área de atuação do Grupo. Foram 42 iniciativas que contribuíram para a promoção da cultura e o desenvolvimento regional, criando ativos importantes  para a economia criativa. Os números de público confirmam essa ação com cerca de 283 mil pessoas beneficiadas.

Confira os nossos destaques e as ações da Fundação Ormeu Junqueira Botelho e do Instituto Energisa.

Projetos culturais patrocinados

Oficinas Culturais - Tocantins  

O Oficinas Culturais é um projeto realizado pela Kalithéa e Direção Cultural Produções, e patrocínio do Grupo Energisa via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Em 2023, o projeto chegou à região Norte, nos Estados do Acre e do Tocantins, e oferta gratuitamente oficinas de capoeira, dança, música e atividades circense. Além dos benefícios diretos do contato com a arte e a cultura, a presença do projeto nas escolas tem evidenciado uma série de vantagens na rotina e nos processos de formação dos estudantes.

 

 

Orquestra Jovem de Sergipe 

A Orquestra Jovem de Sergipe (OJSE) é um projeto social realizado pelo Instituto Banese, Governo de Sergipe e patrocínio do Grupo Energisa. O objetivo é ensinar e capacitar 270 crianças e adolescentes de 7 a 18 anos, a iniciação e o aprimoramento musical por meio do estudo de instrumentos de cordas, sopros, percussão, canto coral e musicalização, promovendo uma conexão com a música clássica, contribuindo para a continuidade, estabilidade da cultura, socialização e formação.

 

 

Circuito Sons de Minas

A 3ª Edição tem o patrocínio da Energisa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, sendo produzido por Gravatás Arte & Cultura, Amanita Produções Culturais e Filomena Toledo, com apoio cultural da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e Instituto Energisa. O projeto é um encontro de gerações da música mineira em um circuito no formato híbrido com shows presenciais em Leopoldina, Muriaé e Cataguases com entrada franca.

Projeto Cine Miau - João Pessoa PB

18º Festival de Viola de Piacatuba

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - OSESP

Mais projetos

O Brasil é um país que abriga em sua vasta extensão territorial múltiplos biomas e influências de povos originários e de outros que aqui se estabeleceram ao longo da história, dando origem a uma diversidade cultural muito rica. 

Nossas empresas estão presentes em vários desses Brasis profundos com o compromisso de levar mais do que energia e empregos: de impulsionar a economia criativa, fortalecendo e valorizando as culturas regionais. 

 

Fundacao Resistência Artística — Nova Friburgo

Inscrição

Por este canal, mantemos as inscrições continuamente abertas para produtores e realizadores que queiram nos apresentar projetos alinhados com a nossa política de patrocínios. Basta preencher o formulário de inscrição e aguardar nossas mensagens sobre novos passos.

REQUISITOS

Brasil

Valorizar a cultura brasileira em qualquer uma de suas manifestações

Local

Promover a cultura local de forma democrática e plural

Economia

Promover a economia criativa

DNA

Promover ações de formação, capacitação e circulação, de conservação à memória das tradições artísticas, esportistas e culturais características da sua região de execução

Energisa

Ser executado em nossas áreas de atuação.

Inscreva seu projeto

Só serão avaliados projetos cadastrados nesta plataforma