CHEGOU A TARIFA DINÂMICA TRIMESTRAL.
Com ela, o valor da tarifa varia a cada três meses de acordo com os custos de fornecimento de energia de cada período.
PERGUNTAS FREQUENTES
Conta Inteligente é o projeto de Sandbox Tarifário da Energisa.
Os Sandbox Tarifários são projetos promovidos, regulamentados, fiscalizados e aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do programa de Pesquisa e Desenvolvimento, que visam modernizar o setor elétrico brasileiro realizando experimentações relacionadas à aplicação de novas tarifas ou de novas formas de faturar o consumo de energia.
Com o objetivo de oferecer maior autonomia para o cliente se organizar, economizar e contribuir na melhoria da eficiência da distribuição de energia, a Energisa está atuando na experimentação de três modelos tarifários por meio do Conta Inteligente: Tarifa Melhor Hora, Tarifa Dinâmica Trimestral e Plano Pré-Pago.
As experimentações da Energisa ocorrem em um ambiente controlado, para um número de clientes selecionados e por tempo limitado de 12 meses. Após o encerramento do período, os participantes voltam automaticamente para o modelo convencional de fatura.
A Conta Inteligente, além de toda fiscalização da Aneel, é conduzida pela Energisa em parceria com a i4 Economic Regulation e um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).
Tarifa Dinâmica Trimestral é um dos modelos tarifários que está sendo experimentado no projeto da Conta Inteligente e tem duração de 12 meses. Com ela, o cliente recebe trimestralmente as variações na tarifa de energia, permitindo planejar suas finanças, otimizar seu consumo e evitar surpresas na conta de luz.
O cliente deixa de ser afetado pelas bandeiras tarifárias nacionais e pelo reajuste anual, ficando com a tarifa variável a cada três meses de acordo com os custos operacionais do período. Ou seja, é possível organizar o consumo no período de acordo com uma tarifa mais baixa ou mais alta para o trimestre.
A Tarifa Dinâmica Trimestral é atualizada a cada 3 meses, de acordo com os custos de fornecimento do período:
-
1º trimestre - novembro/24 a janeiro/25: R$ 0,71 kWh
-
2º trimestre - fevereiro/25 a abril/25: a ser informado pela Energisa e Aneel em janeiro/25
-
3º trimestre - maio/25 a julho/25: a ser informado pela Energisa e Aneel em abril/25
-
4º trimestre - agosto/25 a outubro/25: a ser informado pela Energisa e Aneel em j/25
A Energisa sorteou clientes da sua área de concessão considerando regiões de maior consumo de energia e unidades (residenciais ou comerciais de baixa tensão) que já possuíam uma estrutura de medição adequada. Ao todo, mais de 10 mil clientes da Energisa terão a oportunidade de experimentar a Tarifa Dinâmica Trimestral.
Os clientes sorteados , segundo o regulamento do programa com a Aneel, ficam com a Tarifa Dinâmica Trimestra vigente por 12 meses ou até que solicitem sua retirada do programa.
A Dinâmica Trimestral permite que você possa organizar o seu consumo de energia elétrica por trimestre.
Para conseguir os melhores resultados, é importante controlar o consumo de aparelhos elétricos de alta potência como ar-condicionado, chuveiro elétrico, aquecedores, fornos elétricos ou ferro de passar roupa em possíveis trimestres que tenham maior custo e concentrar o consumo em trimestres com baixa de tarifa.
Você pode acompanhar o histórico de consumo dos últimos 12 meses nos canais digitais da Energisa: app Energisa ON, chat gisa.energisa.com.br ou na agência digital em servicos.energisa.com.br.
A Tarifa Dinâmica Tr tem duração de apenas 12 meses. Após a finalização da experimentação, os clientes participantes voltam automaticamente para a tarifa convencional.
A Tarifa Dinâmica Trimestral não sofre impacto das Bandeiras Tarifárias e do reajuste anual previsto para a distribuidora em julho de 2025.
Ou seja, a tarifa não tem adicionais em caso de bandeiras amarelas ou vermelhas, nem é influenciada pelo reajuste anual da Energisa Sul-Sudeste que irá acontecer em julho de
Após 12 meses de experimentação, os clientes participantes voltam automaticamente para a tarifa convencional.
Caso o cliente queira voltar à tarifa convencional antes dos 12 meses, ele pode solicitar a sua retirada do programa direto pelo canal oficial da Energisa Sul Sudeste: 0800 701 0326. Uma vez retirado da Conta Inteligente, não é possível solicitar o retorno.
Não é possível solicitar a entrada no Conta Inteligente e na Tarifa D. O programa é exclusivo para clientes sorteados e qualquer alteração da amostra pode resultar em impactos no estudo.
A Energisa está com um canal de atendimento exclusivo para clientes participantes do projeto Conta Inteligente. Você pode entrar em contato conosco pelo 0800 701 0326, ou pelos canais digitais: app Energisa ON, chat gisa.energisa.com.br ou na agência digital em servicos.energisa.com.br
A Energisa envia informações relevantes da sua Conta Inteligente por e-mail que podem ajudar a economizar ainda mais ao longo do mês, como dados parciais de consumo por faixa horária e dicas para melhorar os resultados. Mantenha os dados atualizados nos canais digitais para receber esse conteúdo personalizado em gisa.energisa.com.br.
Caso queira saber mais informações sobre os projetos de Sandbox Tarifário que estão em andamento pelo Brasil, você também pode acessar as páginas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel): Sandboxes Tarifários — Agência Nacional de Energia Elétrica (www.gov.br) e da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee): Sandboxes Tarifários (sandboxestarifarios.com.br)
POTÊNCIA
MOVENDO O FUTURO
Conheça outras iniciativas inovadoras da Energisa
APOIO

