Aproximar da sociedade, por meio de ações culturais e de manifestação dos valores regionais em áreas que a empresa atua.

Compromisso 2026
Incentivar a produção cultural e a preservação da memória nas nossas concessões, impulsionando economia criativa.
Mobilizar projetos e parcerias para contribuir com o desenvolvimento sustentável dos biomas mais frágeis do país.
Fundação Ormeo Junqueira Botelho: 35 anos de investimento na preservação da memória e incentivo à cultura regional
Desde 1987, o nosso investimento cultural vem se dando pela FOJB, que atua na gestão dos nossos espaços culturais próprios e no chamamento público de projetos culturais que utilizem esses espaços para tomar corpo.
Em 2022, promovemos uma mudança no nosso modelo de atuação para permitir que as manifestações culturais, os saberes e fazeres dos territórios das outras regiões do país em que passamos a atuar também fossem contempladas.
Assim, a Fundação passou a se concentrar no fomento cultural e na preservação da memória e do rico patrimônio imaterial da Zona da Mata Mineira e as demais atividades foram transferidas para o recém-criado Instituto Energisa.


Museu Energisa (Cataguases/MG)
Ocupa um belo casarão art nouveau dedicado à memória da Companhia Força e Luz Cataguases-Leopoldina, fundada em 1905 e que deu origem ao nosso Grupo. O programa de visitação promove uma viagem pela história da eletricidade e pela contribuição da empresa para o desenvolvimento local. Lá também funciona o Cineclube Stella Pérez Botelho, que recebe alunos para sessões de cinema e bate-papo sobre a importância do cinema e a produção do Polo Audiovisual da Zona da Mata, que tem o nosso apoio.
Casa de leitura Lya Maria Muller Botelho (Leopoldina/MG)
Dedicado à literatura infantojuvenil e a exposições educativas, conta com salas de leitura, galerias e sala multimídia onde acontecem lançamentos de livros, saraus e feiras de economia criativa e sustentáveis. A Casa também abriga o Memorial Ormeo Junqueira Botelho, que homenageia o patrono da nossa Fundação.

Instituto Energisa
Nosso mais recente reforço para o investimento na diversidade cultural brasileira.
Agrupa nossas frentes de investimento social e cultural em diversas localidades em que mantemos operações, com projetos próprios e outros propostos por terceiros nos temas: cultura, educação e empregabilidade.

Centro Cultural Humberto Mauro (Cataguases/MG)
Inaugurado em 2002, ele abriga o cineteatro Paulo Cezar Saraceni, a galeria de arte Zequinha Mauro e o Memorial Humberto Mauro, que homenageia um dos pioneiros do cinema brasileiro e reafirma, através do Polo Audiovisual da Zona da Mata Mineira, a nossa relação com o cinema nacional.
Usinas Culturais Energisa
João Pessoa (Paraíba): Localizada na sede da primeira subestação da capital, um típico galpão industrial do início do século XX.
Nova Friburgo (Rio de Janeiro): Nossa primeira usina cultural, fundada em 2001, está localizada no antigo prédio do escritório da Companhia de Eletricidade da cidade.
