Energisa Juntos

Festas de São João: os bastidores do trabalho da Energisa para um arraiá bem iluminado

Investimentos em infraestrutura e em manutenção preventiva visam garantir o brilho das celebrações em Campina Grande e Aracaju

Publicada em:

 Região: 

Região: 

Brasil

É chegada aquela época do ano em que o Brasil se enche de cores, música e tradição nordestina para celebrar o São João. Enquanto o povo corta bandeirolas, ensaia a quadrilha e apronta os quitutes, a Energisa se prepara para que a luz da festa brilhe até de manhã. Com uma série de ações de manutenção preventiva e melhorias na infraestrutura elétrica, as distribuidoras trabalham para garantir um fornecimento de energia elétrica seguro e sem interrupções.

Investimentos em iluminação e patrocínio renovado para o Maior São João do Mundo, em Campina Grande

Desde 2022, o São João de Campina Grande é reconhecido pelo Instituto Ranking Brasil como a maior festa junina do país, motivo de grande orgulho para os moradores da cidade. O São João 2024, que celebra também os 160 anos do município, acontece mais uma vez no Parque do Povo, de 29 de maio a 30 de junho.

Este ano marca a 10ª vez que a Energisa patrocina o evento, que agora conta com mais de 40 mil metros quadrados após a reforma que interligou o Parque do Povo ao Parque Evaldo Cruz (Açude Novo). Para garantir a energia necessária para os 33 dias de evento, a empresa realizou diversas melhorias na infraestrutura elétrica.

A festa junina é uma tradição paraibana e nordestina muito valiosa na nossa cultura. Para a Energisa, o São João é um evento de grande importância e começamos a nos preparar logo no início do ano. Temos planos específicos, com monitoramento 24 horas e plantões diferenciados para garantir a qualidade da energia durante a festa” conta Renan Menezes, coordenador de operações da Energisa Paraíba.

Em 2022, foi entregue a nova iluminação do Parque do Povo, com a instalação de 98 refletores de LED e substituição de lâmpadas antigas por luminárias mais modernas. Agora, foi concluída a etapa do Açude Novo, com a entrega de parte das mais de 300 luminárias e refletores previstos no projeto. A estimativa é que cada uma dessas entregas gere uma economia de cerca de R$ 60 mil/ano para Campina Grande, levando benefício a toda a população. Esses investimentos da Energisa, em parceria com a prefeitura do município, são realizados por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Além dos investimentos permanentes, muito trabalho é necessário para instalar com segurança as ligações temporárias para mais de 300 barraqueiros: 

Recebemos uma lista com todos os barraqueiros internos e externos no Parque do Povo. Em conjunto com a empresa responsável pela estrutura do evento, fazemos reuniões para determinar a carga e a localização das ligações de energia para cada um dos barraqueiros. Tudo isso é feito com a colaboração do Corpo de Bombeiros, que verifica todas as instalações”, conta Renan Menezes.

A programação completa do Maior São João do Mundo pode ser conferida no site do evento.

Plano São João: manutenção preventiva para as festas sergipanas

Em Sergipe, também já foi dada a largada para as celebrações juninas. Desde o dia 1º de junho, serão mais de 300 atrações em 60 dias de festa no Arraiá do Povo e Vila do Forró, na Orla da Atalaia, e na Rua São João, em Aracaju, em um evento promovido pelo Governo do Estado. Além disso, o Sesc (Serviço Social do Comércio) também promove o São João na Praça, na General Valadão, no Centro de Aracaju, com programação até o dia 21 de junho.

Nos últimos meses, foram realizadas inspeções e manutenções preventivas em todos os locais que recebem os festejos, além de algumas cidades do interior. Na Orla do Atalaia e imediações, foi feita uma lavagem de estruturas para eliminar a poluição natural da maresia. O objetivo do Plano São João é reforçar a rede elétrica para suportar todo o consumo extra gerado pelos eventos, identificando previamente equipamentos com risco de sobrecarga:

O São João é um dos momentos mais esperados do sergipano e a Energisa realizará todas as ações necessárias para que esses festejos aconteçam sem intercorrências. Estamos intensificando as manutenções preventivas com inspeção visual e com termovisor, e realizando obras na rede elétrica para atender o aumento de carga”, explica Thyago Tanouss, gerente de construção e manutenção da distribuição da Energisa Sergipe.

Além das ações preventivas, a Energisa também disponibilizará uma logística diferenciada das equipes de campo nos locais dos eventos e irá monitorar  a rede elétrica remotamente 24 horas por dia, a partir do Centro de Operação.

Para quem vai curtir as festas em Sergipe, não deixe de conferir a programação completa do Arraiá do Povo e do São João da Praça.

Aproveitando a festa com segurança

Decorar as casas e ruas com bandeirolas coloridas é uma tradição que marca o mês de junho. A bandeirola é um dos símbolos mais marcantes desse período, mas pode trazer riscos de acidentes quando colocada em locais inadequados. Por isso, a Energisa sempre reforça os principais cuidados para que todos devem tomar para aproveitar com segurança este momento tão esperado.

A orientação é não pendurar as bandeirolas nos postes e fios elétricos. Aconselhamos evitar o uso de enfeites de metais e, caso queira fazer uso desses materiais, que sejam utilizados adereços isolantes, como borracha e silicone, para evitar o risco de condução de energia”, alerta Robson Jezler, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Sergipe.

Além das bandeirolas, também é importante reforçar os cuidados com fogueiras e fogos de artifícios. A orientação é nunca soltar fogos de artifício ou acender fogueiras próximos à rede elétrica, pois podem danificar cabos e estruturas, causando curtos-circuitos e quedas de energia.

Com tantas atrações imperdíveis e tradições a serem celebradas, o São João promete ser um verdadeiro espetáculo para todos os gostos e idades. Enquanto a população curte cada momento dessa festa tão esperada, a Energisa estará trabalhando para garantir o fornecimento de energia com qualidade e segurança. Juntos, vamos celebrar São João com tranquilidade e muita alegria!

Foto: Leydson Jackson/Codecom-CG

 

manutenção, Investimento, Cultura

Compartilhe essa notícia